Siga a folha

Descrição de chapéu Café da Manhã

A fome que força famílias a comer lagartos e restos de carne no RN; ouça podcast

Repórter visitou cidades no interior do estado do Nordeste mais afetado pela seca este ano

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O desemprego, o fim do auxílio emergencial e a seca pioraram a situação de famílias no Rio Grande do Norte, em municípios que voltaram a conviver com a fome.

De acordo com a Ana (Agência Nacional de Águas), o estado é o mais afetado pela seca que atinge o Nordeste —mais da metade dos municípios potiguares estão em situação grave. Ao mesmo tempo, a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social calcula que 370 mil famílias estejam na extrema pobreza, o maior patamar em uma década.

No episódio desta quarta-feira (8), o Café da Manhã conversa com a repórter Renata Moura, que visitou cidades no interior do Rio Grande do Norte afetadas pela seca e pela insegurança alimentar.

O podcast fala também com a historiadora Adriana Salay, que estuda a fome no Brasil, sobre os efeitos das condições climáticas extremas na vida das pessoas e sobre as políticas públicas necessárias para erradicar esse problema.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Angela Boldrini e Bruno Boghossian, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem, Natália Silva e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Podcast Café da Manhã - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas