Siga a folha

Descrição de chapéu Expresso Ilustrada

De Adele a sample de 'uivo' de James Blunt, podcast debate autoria na música

Expresso Ilustrada trata de plágio, uso de samples e casos em que há disputa para saber quem compôs o quê num hit

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Quem escuta "Ela Me Falou Que Quer Rave", música do MC Levin que está entre as mais tocadas do país, pode reconhecer ali outro hit. O refrão do funk vem de "Pumped Up Kicks", lançada há dez anos pela banda Foster The People.

E essa não é a única música com sample de um sucesso antigo nas paradas de hoje. A dupla de forró Ávine Vinny e Matheus Fernandes são as vozes por trás do hit "Coração Cachorro", que usa o famoso uivo do britânico James Blunt em "Same Mistake".

Mas muitas vezes esse cruzamento acaba em briga. Recentemente, o Toninho Geraes, compositor de "Mulheres", que é sucesso na voz de Martinho da Vila, acusou na Justiça a britânica Adele de ter plagiado a música brasileira em uma de suas canções, a "Million Years Ago", lançada em 2015.

Esses casos levam a discussão sobre o conceito de autoria na música, como provar um plágio na Justiça e quando o uso de sample pode ser, de fato, enquadrado como plágio.

O Expresso Ilustrada desta semana debate a ideia de autoria na música e como ela tem se modificado ao longo dos anos, com batalhas judiciais emblemáticas —como a disputa entre Pharrell Williams e Robin Thicke com a família de Marvin Gaye ou mesmo a de Jorge Ben Jor com Rod Stewart.

Para isso, o Expresso conversa com Luiz Guilherme Valente, advogado especializado em propriedade intelectual e membro da Comissão de Artes da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo.

"Nem tudo o que parece uma obra que já existe é plágio. Quando a gente fala de direitos autorais a gente fala de originalidade e não de novidade absoluta", diz.

Com novos episódios todas as quintas, às 16h, o Expresso Ilustrada discute música, cinema, literatura, moda, teatro, artes plásticas e televisão. A edição de som desta semana é de Natália Silva, e a apresentação é de Lucas Brêda e Carolina Moraes, que também assinaram o roteiro do programa com Pedro Martins.

O PODCAST ESTÁ DISPONÍVEL EM TODAS AS PLATAFORMAS DE STREAMING. AQUI ESTÃO ALGUMAS DELAS:

Spotify

iTunes

Deezer

Google Podcasts

Castbox

Stitcher

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas