Siga a folha

Descrição de chapéu Meu inconsciente coletivo

Meu Inconsciente Coletivo fala de quando o medo é maior do que o amor; ouça

Tati Bernardi conversa com psicanalista sobre a relação entre os dois sentimentos

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Amor e medo coexistem. Quanto maior o amor, maior o medo da perda. É disso que trata o episódio desta sexta-feira (10) de Meu Inconsciente Coletivo. No podcast, Tati Bernardi continua se deitando no divã com os melhores psicanalistas, psicólogos e psiquiatras do país para contar tudo o que há de mais inconfessável perturbando sua mente.

Neste episódio, Tati conversa com o psicoterapeuta de crianças, adolescentes e famílias Ivan Capelatto.

"O amor, nos humanos, funciona de maneira um pouco perversa. No início de uma relação, ele é intenso. Depois de um tempo, esse amor se une a uma entidade psíquica que é o medo de perder", diz Ivan. "O amor começa a coexistir com o medo da perda. E aí, quanto mais amor a gente tem por alguém, maior é o medo da perda. Algumas pessoas que não suportam esse sentimento podem fazer acontecer a perda: terminam um relacionamento com quem gostavam muito para não sentir o medo.

Ouça o episódio:

Participam ainda da terceira temporada do podcast a psicanalista e escritora Regina Navarro Lins; o ensaísta Chico Bosco; a psicanalista e professora Ana Suy; o psicanalista Rodrigo Alencar; a psicóloga, terapeuta sexual e de casais Ana Canosa; o psicanalista e escritor Robson Viturino; e o psicólogo e filósofo Antônio Neves.

O podcast está nos principais agregadores e tem novos episódios todas as sextas, às 8h. A edição de som é de Natália Silva.

As duas primeiras temporadas do Meu Inconsciente Coletivo também estão disponíveis nos aplicativos. Os episódios tratam de temas como solidão na maternidade, fetiches, ciúme e ghosting.

No podcast Meu Inconsciente Coletivo a escritora Tati Bernardi conversa com grandes psicanalistas - Editoria de Arte

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas