Siga a folha

Como o Exército se prepara para o risco de um Capitólio à brasileira; ouça podcast

Alto-comando mudou cronograma de trabalho para manter efetivo disponível durante a eleição presidencial

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Com medo que haja violência durante ou depois da eleição presidencial de 2022, o Exército brasileiro mudou seu cronograma de trabalho no ano. Os exercícios militares foram adiantados para antes do pleito, para que durante o período eleitoral, o efetivo esteja completo à disposição.

Um dos temores é de que possa acontecer o chamado "cenário Capitólio": em que apoiadores radicalizados do presidente Jair Bolsonaro (PL) possam reagir violentamente contra as instituições caso ele não seja reeleito.

O apelido é uma referência à invasão do prédio que abriga o Congresso americano por apoiadores do então presidente Donald Trump em 6 de janeiro de 2021. Eles tentaram impedir a certificação da vitória do democrata Joe Biden, que derrotou Trump nas urnas.

Esse cenário é discutido reservadamente por oficiais do Exército, considerando a polarização e a desidratação da popularidade de Bolsonaro em pesquisas recentes.

No episódio desta sexta-feira (7) do Café da Manhã, o repórter Igor Gielow explica quais os cenários que os militares traçam para a eleição de 2022 e como as Forças Armadas estão se preparando.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar o aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Maurício Meireles, com produção de Laila Mouallem e Natália Silva. A edição de som é de Thomé Granemann.

Podcast Café da Manhã - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas