Siga a folha

Por que a inflação disparou em 2021 e o que esperar dela este ano; ouça podcast

IPCA estourou a meta e fechou ano em 10,06%, maior alta anual desde 2015

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Ao longo de 2021, o brasileiro viu itens essenciais como alimentos, gás de cozinha e combustíveis se tornarem muito mais caros. Segundo dados divulgados nesta terça-feira (11) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o principal índice de inflação do país chegou a 10,06% no acumulado dos 12 meses do ano passado.

É a maior alta desde 2015. Com isso, a inflação ultrapassou com folga a meta do Banco Central, de 3,75%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Entre outros fatores, o índice de 2021 foi influenciado pelo impacto da pandemia na cadeia produtiva, pela disparada do dólar e por questões climáticas, como a seca.

No Café da Manhã desta quarta-feira (12), a economista-chefe do Credit Suisse Brasil e colunista da Folha Solange Srour explica o que deixou as coisas mais caras no ano passado e analisa para onde vão os preços daqui para frente.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Bruno Boghossian e Magê Flores, com produção de Laila Mouallem e Natália Silva. A edição de som é de Thomé Granemann.

Podcast Café da Manhã - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas