Siga a folha

Descrição de chapéu Café da Manhã

A vitória de Viktor Orbán e o futuro da democracia na Hungria; ouça podcast

Dono de agenda autoritária, premiê é reeleito para o quarto mandato consecutivo

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A quarta eleição consecutiva do premiê da Hungria, Viktor Orbán, pode levá-lo a 16 anos seguidos no poder. O apoio de dois terços do Parlamento permite ao primeiro-ministro aprovar mudanças na Constituição e promover novos avanços na agenda autoritária que tem sido a marca da gestão dele.

Desta vez, a oposição até tentou se unir numa frente ampla em torno de um candidato conservador, Péter Márki-Zay, mas a tentativa naufragou diante da vitória acachapante de Órban no último domingo (3).

Entre atritos com a União Europeia e a proximidade com o presidente russo, Vladimir Putin, o líder húngaro é visto como um dos principais expoentes do populismo de direita no mundo. O perfil autoritário dele tem servido de inspiração para vários políticos, entre eles Jair Bolsonaro.

No episódio desta terça-feira (5), o Café da Manhã conversa com Thiago Amparo, professor de direito internacional e direitos humanos na FGV e colunista da Folha. Ele relembra os anos em que viveu na Hungria sob a expansão do autoritarismo, explica como Orbán conseguiu mais uma vitória tão expressiva e analisa os rumos da democracia húngara.

Ouça o episódio:

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Daniel Castro e Maurício Meireles, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Podcast Café da Manhã - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas