Siga a folha

Descrição de chapéu Meu inconsciente coletivo

Meu Inconsciente Coletivo discute a verdade que aparece na literatura de testamento; ouça

Tati Bernardi leva para o divã obra em que Édouard Louis narra estupro sofrido por ele

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Qual é a verdade que aparece nas autobiografias? E qual é a que nos interessa? Na quarta temporada de Meu Inconsciente Coletivo, a escritora e colunista da Folha Tati Bernardi leva para o divã protagonistas da literatura. Esses personagens vão ser analisados por grandes psicanalistas e psicólogos.

No episódio desta sexta-feira (6), ela conversa com a psicanalista Luciana Salum sobre "História da Violência", de Édouard Louis. A obra autobiográfica narra o estupro sofrido pelo autor.

Ouça o episódio:

"A verdade que me interessa tem estrutura de ficção. Dentro da psicanálise a gente não pode tratar a verdade de outra forma. Tudo o que é autobiográfico vai estar sempre permeado pela ficção", diz Luciana. "Não estamos trabalhando com coisas opostas, dicotômicas: verdade ou mentira. A mentira está dentro da forma como eu apresento a minha verdade. Às vezes eu preciso de um pouco deste tempero para poder falar."

Participam ainda da temporada o escritor e psicanalista Robson Viturino; a psicanalista e professora de literatura brasileira Yudith Rosenbaum, o psicanalista e professor Christian Dunker; a psicanalista e escritora Fernanda Hamann; o psicanalista Alexandre Patrício; a psicanalista e escritora Luciana Saddi; a psicanalista e colunista da Folha Vera Iaconelli; o filósofo e professor Vladimir Safatle; e o psicanalista e professor Daniel Kupermann.

Entre as obras comentadas estão "O Complexo de Portnoy", de Philip Roth, "O Alienista", de Machado de Assis, e "A Filha Perdida", de Elena Ferrante.

O podcast está nos principais agregadores e tem novos episódios todas as sextas, às 8h. As três primeiras temporadas do Meu Inconsciente Coletivo também estão disponíveis nos aplicativos. Os episódios tratam de temas como separação, ansiedade, síndrome do impostor e solidão na maternidade.

No podcast Meu Inconsciente Coletivo a escritora Tati Bernardi conversa com grandes psicanalistas - Editoria de Arte

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas