Descrição de chapéu Meu inconsciente coletivo

O que um personagem pode dizer sobre nosso desejo? Ouça podcast

Meu Inconsciente Coletivo discute "Vestido de Noiva'', de Nelson Rodrigues

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O que uma personagem pode nos contar sobre nosso próprio desejo? Na quarta temporada de Meu Inconsciente Coletivo, a escritora e colunista da Folha Tati Bernardi leva para o divã protagonistas da literatura. Esses personagens são analisados por grandes psicanalistas e psicólogos.

No episódio desta sexta-feira (15), ela conversa com a psicanalista e escritora Fernanda Hamann sobre Alaíde, a protagonista da peça "Vestido de Noiva'', de Nelson Rodrigues.

Ouça o episódio:

"Alaíde mostra algo da nossa estrutura com relação ao desejo, de ter dificuldade com o fato de que ele é muitas vezes metonímico: se desloca. A gente deseja um certo objeto, chega a este objeto e dali a pouco vai se relançar, vai ser outra coisa, e outra coisa, e outra coisa. E isso produz insatisfação", diz Fernanda.

Participam desta temporada do podcast a psicanalista e professora de literatura brasileira Yudith Rosenbaum; o psicanalista e professor Christian Dunker; o escritor e psicanalista Robson Viturino; a psicanalista Luciana Salum; o psicanalista Alexandre Patrício; a psicanalista e escritora Luciana Saddi; a psicanalista e colunista da Folha Vera Iaconelli; o filósofo e professor Vladimir Safatle; e o psicanalista e professor Daniel Kupermann.

Entre as obras comentadas estão "O Complexo de Portnoy", de Philip Roth, "O Alienista", de Machado de Assis, e "A Filha Perdida", de Elena Ferrante.

O podcast está nos principais agregadores e tem novos episódios todas as sextas, às 8h. As três primeiras temporadas do Meu Inconsciente Coletivo também estão disponíveis nos aplicativos. Os episódios tratam de temas como separação, ansiedade, síndrome do impostor e solidão na maternidade.

A capa do podcast Meu Inconsciente Coletivo tem um divã ao centro e o nome do programa abaixo
No podcast Meu Inconsciente Coletivo a escritora Tati Bernardi conversa com grandes psicanalistas - Editoria de Arte
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.