Siga a folha

Podcast: desinformação na campanha, a ação do gabinete do ódio e a tática do janonismo

Ataques ganham espaço no 2° turno, e controle de informações dá trabalho para Justiça Eleitoral

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo (SP)

Um recorte de vídeo fora de contexto, uma insinuação ou uma mentira deslavada. Nas eleições, esse tipo de material costuma inundar os aplicativos de mensagens e os feeds de usuários anônimos. Mas isso também pode fazer parte da estratégia oficial das campanhas.

Os ataques da corrida presidencial em curso estão dando trabalho para a Justiça Eleitoral, que controla o que permanece e o que deve sair do ar. Até sábado (15), o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) tinha atendido à campanha de Jair Bolsonaro (PL) seis vezes em ações sobre fake news, enquanto a coligação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) obteve decisões favoráveis em ao menos 37 casos do mesmo tipo no tribunal.

O Café da Manhã desta terça-feira (18) trata da estrutura que atua para espalhar desinformação. O episódio discute o impacto dos ataques feitos no segundo turno, analisa como as campanhas têm explorado a desinformação e avalia as respostas da Justiça Eleitoral. O entrevistado é Wilson Gomes, professor da Universidade Federal da Bahia e colunista da Folha.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Bruno Boghossian, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Podcast Café da Manhã - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas