Podcast discute como a Amazônia e os indígenas aparecem na corrida eleitoral; ouça

Sem demarcação de terra, floresta vê aumento de atividades ilegais e escalada de violência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Durante a campanha eleitoral de 2018, Jair Bolsonaro dizia que, se eleito, não demarcaria "nem um centímetro" de terras indígenas ou quilombolas. Uma vez no Palácio do Planalto, Bolsonaro cumpriu a promessa —e já reafirmou o compromisso caso seja reeleito.

O repórter da Folha Vinícius Sassine e o fotógrafo Lalo de Almeida fizeram uma viagem de 6.000 quilômetros pela Amazônia para uma série de reportagens que relatam as consequências da política de demarcação zero de Bolsonaro. Em quase quatro anos, as invasões e outras atividades ilegais aumentaram nas terras indígenas. Além disso, há uma escalada de violência contra os povos originários.

No Café da Manhã desta sexta-feira (14), Sassine faz um relato sobre o que encontrou nesses territórios. O podcast também entrevista o coordenador de comunicação do Observatório do Clima, Claudio Angelo, sobre como a questão ambiental tem sido tratada na corrida à Presidência e como essa questão deve se impor ao governo a partir do ano que vem. .

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Bruno Boghossian. O roteiro foi escrito com Jéssica Maes e Maurício Meireles e a produção é de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.