Siga a folha

Descrição de chapéu Café da Manhã Folhajus

Podcast: como a Justiça lida com casos de violência policial contra pessoas negras

Estudo da FGV mostra que, mesmo em episódios de grande repercussão, condenações são raras

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Em 2 de outubro de 1992, policiais militares entraram no Complexo do Carandiru depois que uma briga entre detentos resultou em um conflito generalizado, culminando em um dos massacres mais marcantes da história recente do Brasil —111 presos foram mortos. Nenhum dos agentes envolvidos foi preso até hoje.

Um novo estudo divulgado nesse mês da Consciência Negra analisou esse e mais 7 casos de violência policial contra pessoas negras que tiveram grande repercussão na mídia e na sociedade brasileira. Conduzido pelo Núcleo de Justiça Racial e Direito da FGV (Fundação Getúlio Vargas), o levantamento mostra que agentes de segurança foram responsabilizados em só dois dos episódios —com apenas nove condenações.

No episódio desta segunda-feira (21), o Café da Manhã conversa com uma das autoras do estudo, a pesquisadora Inara Firmino, sobre os casos analisados no documento e discute como a Justiça brasileira costuma lidar com denúncias de violência policial contra pessoas negras.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores, Angela Boldrini e Maurício Meireles, com roteiro de Victor Lacombe e produção de Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

A capa do podcast Café da Manhã, parceria entre Folha e Spotify - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas