Siga a folha

Descrição de chapéu Meu inconsciente coletivo

Tati Bernardi discute em podcast como não ser uma branca idiota em 2023

Meu Inconsciente Coletivo fala das questões humanas inseridas no contexto social

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Como não ser uma branca idiota em 2023? Essa é a questão que norteia o episódio desta sexta-feira (5) de Meu Inconsciente Coletivo. Tati Bernardi conversa com a urbanista, escritora e psicanalista Joice Berth. A sexta temporada do podcast apresentado pela escritora e colunista da Folha trata das coisas que nós queremos esconder.

Ouça o episódio:

"Em tempos de narcisismo ‘autoautorizado’ pelas redes sociais, não se levar tão a sério, brincar e assumir publicamente as nossas limitações é um grande exercício de autoconhecimento e de expansão da nossa personalidade", diz Joice.

"Na maioria das vezes, as pessoas esquecem que quando estamos falando de machismo, racismo e classe social, estamos falando de sociedade. Para além disso, temos as nossas questões humanas: as nossas angústias, os nossos medos e as nossas ignorâncias. E eu acho que a gente discute as coisas de um jeito que mistura tudo. Então muitas vezes estamos falando sobre questões inerentes ao humano e não estamos considerando que dentro do contexto das discussões sociais isso pode pegar mal. A pessoa raciocina a partir da sua realidade humana, sem aplicar o contexto social."

No programa em áudio, que começou a ser publicado em fevereiro de 2021, Tati conversa com psicanalistas, psicólogos e psiquiatras e abre ao público temas recorrentes em suas sessões de terapia. Meu Inconsciente Coletivo já tratou de neuroses modernas, amor, e também de dramas vividos por personagens de grandes livros, filmes e séries.

A temporada "O que Queremos Esconder" do podcast conta ainda com os psicanalistas Fernanda Lopes, Daniel Kupermann, Christian Dunker, Renally Xavier, Pedro Ambra, Alessandra Affortunati Martins, Rubens Volich, Fabiane Secches e Juliano Pessanha.

O podcast está nos principais agregadores e tem novos episódios todas as sextas, às 8h.

No podcast Meu Inconsciente Coletivo a escritora Tati Bernardi conversa com grandes psicanalistas - Editoria de Arte

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas