Siga a folha

Descrição de chapéu Meu inconsciente coletivo

Em podcast, Tati Bernardi pergunta: por que é preciso se desprender do ego para dormir?

Temporada de Meu Inconsciente Coletivo discute insônia e outras questões que aparecem frequentemente nos divãs

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Para dormir é preciso confiar e se lançar em uma experiência que você não controla mentalmente. Atualmente, esse é um desafio para muitos. Para a sétima temporada de Meu Inconsciente Coletivo, Tati Bernardi consultou vários psicanalistas sobre as principais queixas que aparecem nos divãs e reuniu dez desses temas em episódios do podcast –um deles é a insônia.

Nesta sexta-feira (27) a escritora, roteirista e colunista da Folha conversa com o psicanalista e psiquiatra Mario Eduardo Costa Pereira, autor de "A Erótica do Sono: Ensaios Psicanalíticos Sobre a Insônia e o Gozo de Dormir" (ed. Aller) e professor de psicopatologia clínica na Universidade Aix-Marseille, na França.

"Em condições habituais, a gente passa um terço da vida dormindo. Mas na nossa concepção, a vida é só o que se passa fora do sono. A gente não concebe que o sono faz parte da vida, que é uma experiência muito importante tanto para sonhar, momento em que as questões mais profundas voltam à tona, quanto para desconectar, para ter uma experiência de simplesmente ser", diz Mario. "Talvez [o sono] seja o único momento em que a gente consegue ter um contato profundo consigo mesmo sem ter mediação da nossa imagem."

No podcast, que começou a ser publicado em fevereiro de 2021, Tati conversa com psicanalistas, psicólogos e psiquiatras e abre ao público temas recorrentes em suas sessões de terapia. Meu Inconsciente Coletivo já tratou de neuroses modernas, amor, e também de dramas vividos por personagens de grandes livros, filmes e séries.

A sétima temporada conta ainda com a participação dos psicanalistas André Alves, Lucas Liedke, Carolina Leão, Paulo Beer, Rafaela Zorzanelli, Paulo Bueno, Lucas Charafeddine Bulamah, Rosely Sayão e Clarice Paulon. O podcast está nos principais agregadores e tem novos episódios todas as sextas, às 8h.

No podcast Meu Inconsciente Coletivo a escritora Tati Bernardi conversa com grandes psicanalistas - Editoria de Arte

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas