Siga a folha

Hollande e Zapatero defendem libertação e candidatura de Lula

Texto é endossado pelo ex-primeiro-ministro da Bélgica Elio Di Rupo, além de três ex-presidentes do conselho de ministros da Itália

Ex-presidente da França François Hollande, que assinou manifesto em favor de Lula, se encontra com ex-presidente em Madri - Dominique Faget - 18.out.11/AFP

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O ex-presidente da França François Hollande e da Espanha José Luis Rodriguez Zapatero assinaram documento divulgado nesta terça-feira (15) em favor da libertação e candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas próximas eleições.

O texto também é endossado pelo ex-primeiro-ministro da Bélgica Elio Di Rupo, além de três ex-presidentes do conselho de ministros da Itália: Enrico Letta, Massimo DÁlema e Romano Prodi.

No documento, publicado no site oficial do ex-presidente, os líderes europeus chamam de apressada a prisão do de Lula, afirmando que o petista é incansável arquiteto da redução das desigualdades no Brasil.

"O impeachment de Dilma Rousseff, eleita democraticamente por seu povo e cuja integridade nunca foi questionada, já era uma preocupação séria. A luta legítima e necessária contra a corrupção não pode justificar uma operação que questiona os princípios da democracia e o direito dos povos de eleger os seus governantes", diz o texto.

E conclui: "Nós solenemente solicitamos que o presidente Lula possa se submeter livremente ao sufrágio do povo brasileiro".

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas