Siga a folha

Descrição de chapéu Eleições 2018

Alckmin diz que crise da água em 2014 foi superada sem racionamento

Presidenciável do PSDB diz que, na época, problema foi superado sem racionamento

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Belo Horizonte

O pré-candidato a presidente da República, Geraldo Alckmin (PSDB), negou que houve racionamento em São Paulo em 2014, quando ele governava o estado. 

A uma plateia de empresários mineiros, em Belo Horizonte, ele disse que a falta de chuvas naquele ano foi grave, mas foi superada sem a necessidade de racionamento. 

"Passamos por uma seca muito grande em 2014 que não foi fácil. E não teve racionamento, seguramos a peteca e conseguimos ultrapassar", disse.

Geraldo Alckmin, pré-candidato à Presidência pelo PSDB, durante encontro com apoiadores em Brasilia, em 26 de julho - Ueslei Marcelino/Reuters

Na época, porém, Alckmin chegou a admitir que não havia necessidade de decretar o racionamento, pois ele já acontecia na prática. Ele afirmou, em janeiro de 2015, que havia uma restrição hídrica por uma determinação da Agência Nacional de Água de reduzir a retirada de água no sistema Cantareira

O entendimento era de que o racionamento na Grande São Paulo estava pressuposto, pois partiu de ordem das agências reguladoras. "O racionamento já existe", disse Alckmin em 2015.

Antes disso, durante a campanha de 2014, quando foi reeleito governador, o tucano negou diversas vezes que houvesse racionamento. No entanto, na capital, todos os bairros tiveram redução da pressão de água, o que deixou diversos moradores sem água. 

Mesmo em municípios não atendidos pela Sabesp um levantamento da Folha em 2014 identificou 2,1 milhões de paulistas com interrupções no fornecimento de água. 

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas