Siga a folha

Descrição de chapéu Eleições 2018

Aécio, Renan, Jader e mais 32 alvos da Lava Jato se elegem

Outros 47 investigados na operação acabaram derrotados no pleito

Os senadores Renan Calheiros e Jader Barbalho - Pedro Ladeira - 20.mai.15/Folhapress

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

São Paulo

O desgaste com delações e menções na Lava Jato não impediu que aos menos cinco réus, 24 investigados e seis denunciados fossem eleitos nas eleições deste domingo (7) pelo país.

Outros cinco alvos da operação vão ainda disputar o segundo turno.

Na lista de eleitos, estão políticos que foram intensamente alvejados na Lava Jato, como os senadores reeleitos Renan Calheiros (MDB), em Alagoas, e Ciro Nogueira (PI), no Piauí, que chegou a ser alvo de buscas já na reta final da campanha, em desdobramento da delação da Odebrecht.

O veterano Jader Barbalho (MDB) foi o mais votado para o Senado no Pará.

Houve ainda dois investigados que conseguiram se eleger, mas foram "rebaixados": os hoje senadores Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Aécio Neves (PSDB-MG), que, desgastados pelas investigações, decidiram concorrer a deputado federal. Gleisi, presidente nacional do PT, foi a terceira mais votada em seu estado.

A reportagem levantou entre os candidatos ao menos 18 réus (em ações penais, cíveis ou eleitorais), 12 alvos de acusações já concluídas no Ministério Público (denúncias apresentadas ou ações de improbidade) e outros 57 com investigações em andamento com relação à operação iniciada no Paraná.

A maior parte envolve desdobramentos das "listas de Janot", como ficaram conhecidos os inquéritos pedidos pelo então procurador-geral da República em decorrência das delações da Lava Jato.

Essas candidaturas foram mais favorecidas com recursos do fundo eleitoral, já que os partidos direcionaram mais dinheiro a políticos com mandato ou mais conhecidos.

Com o novo entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre o foro especial, parte das investigações e procedimentos sobre esses políticos vem sendo enviada a instâncias inferiores nos estados. 

Entre os 47 alvos da operação que concorreram e foram derrotados, há nomes de primeira grandeza da política nacional, como a ex-presidente Dilma Rousseff (duas vezes denunciada pela Procuradoria-Geral da República), o ex-governador paranaense Beto Richa, que chegou a ser preso durante a campanha, e o atual presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE).

A lista inclui ainda o senador Romero Jucá (MDB-RR), líderes tucanos, como Cássio Cunha Lima (PB) e Marconi Perillo (GO), e petistas conhecidos do Congresso, como Marco Maia (RS) e Lindbergh Farias (RJ).

Réu em ação penal aberta pelo juiz Sergio Moro, o ex-deputado Cândido Vaccarezza, que era do PT e agora está no Avante, tentou voltar à Câmara dos Deputados e fez apenas 5.200 votos em São Paulo

Ao longo da campanha, houve críticas a iniciativas de autoridades ligadas à operação que atingiram candidatos em plena eleição. Faltando um mês para o primeiro turno, os presidenciáveis Geraldo Alckmin (PSDB) e Fernando Haddad (PT), por exemplo, foram alvos, respectivamente, de ação de improbidade e de denúncia, derivadas de delações de empreiteiras.

No Rio de Janeiro, além dos investigados que sofreram reveses nas urnas, filhos de dois dos principais presos da Lava Jato também acabaram não eleitos. O deputado federal Marco Antonio Cabral (MDB), filho do ex-governador Sérgio Cabral, não foi reeleito, e Danielle Cunha (MDB), filha do ex-deputado Eduardo Cunha, foi derrotada. Danielle havia obtido R$ 2 milhões do MDB do Rio, via fundo eleitoral, para financiar sua campanha. 

Outros 11 políticos que são réus no Supremo Tribunal Federal, em casos não ligados à Lava Jato, disputaram a eleição. Desses, oito foram derrotados, como André Moura (PSC), líder do governo Michel Temer no Congresso, que tentou o Senado em Sergipe, Sebastião Bala Rocha (PSDB-AP), que concorreu ao Senado, e Alberto Fraga (DEM), que ficou em sexto lugar na disputa pelo governo do DF.

O deputado federal Silas Câmara (PRB) foi um dos mais votados do Amazonas.

 

RÉUS DA LAVA JATO ELEITOS

- Aécio Neves (PSDB-MG) 
eleito deputado federal e réu em ação penal no STF

- Arthur Lira (PP-AL)
eleito deputado federal e réu em ação de improbidade no Paraná

- Eduardo da Fonte (PP-PE)
eleito deputado federal e réu em ação penal no STF

- Mário Negromonte Jr. (PP-BA)
eleito deputado federal e réu em ação de improbidade no Paraná

- Vander Loubet  (PT-MS)
eleito deputado federal e réu em ação penal no STF

DENUNCIADOS PELA PGR ELEITOS

- Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) - Câmara

- Ciro Nogueira (PP-PI) - Senado

- Gleisi Hoffmann (PT-PR) - Câmara

- Jader Barbalho (MDB-PA) - Senado

- Odair Cunha (PT-MG) - Câmara

- Renan Calheiros (MDBL-AL) - Senado

OUTROS INVESTIGADOS QUE NÃO SE ELEGERAM

- Edison Lobão (MDB-MA) - Senado

- Garibaldi Filho (MDB-RN) - Senado

- Benedito de Lira (PP-AL) - Senado

- Lúcio Vieira Lima (MDB-BA) - Câmara

- Raimundo Colombo (PSD-SC) - Senado

- José Otávio Germano (PP-RS) - Câmara

- Jorge Viana (PT-AC) - Senado

Colaborou Joelmir Tavares, de São Paulo

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do informado em versão anterior desta reportagem, Agripino Maia não foi eleito no Rio Grande do Norte. Os alvos da Lava Jato eleitos são 35.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas