Siga a folha

Descrição de chapéu Lava Jato

Bolsonaro é um doente que quer resolver o problema do Brasil com armas, diz Lula

Trechos de nova entrevista com petista na prisão foram ao ar pela emissora britânica BBC

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Em entrevista para um documentário da emissora britânica BBC que foi ao ar nesta sexta-feira (10), o ex-presidente Lula fez novas críticas ao governo de Jair Bolsonaro (PSL) e afirmou que o atual mandatário é um "doente" que pensa que as armas vão resolver os problemas do Brasil.

"É um doente que acha que o problema do Brasil se resolve com armas. O problema do Brasil se resolve com livros, com escolas", disse o petista em entrevista concedida ao jornalista brasileiro Kennedy Alencar.

Foi a segunda vez que o petista falou com veículos de imprensa depois de ter sido preso em Curitiba, em abril de 2018. A primeira foi no último dia 26, quando recebeu a Folha e o jornal El País, após a queda da proibição imposta pelo Supremo Tribunal Federal. 

Inicialmente, a segunda entrevista, feita no último dia 3 de maio, iria ao ar pela RedeTV! no dia seguinte. No mesmo dia, a emissora e o jornalista informaram que o material seria exibido, em data a ser definida, pela BBC Word News.

A entrevista foi ao ar parcialmente nesta sexta na BBC em um documentário de 29 minutos sobre a ascensão e queda do ex-presidente, intitulado "Lula Behind Bars" —Lula Atrás das Grades, em tradução livre.

Em seu blog, Alencar afirmou que na manhã desta segunda-feira (13), às 8h, publicará a entrevista completa, que tem 1 hora 50 minutos.

Procurada pela Folha no dia 3, a RedeTV! afirmou em nota que "foi contratada no ano passado pela BBC World News e pela K.doc para gravar entrevistas para a série-documentário de três capítulos. Realizou 12 entrevistas, 3 das quais com ex-presidentes da República. A série, chamada 'What Happened to Brazil', foi transmitida internacionalmente em janeiro pela BBC". 

Segundo a Rede TV!, "a entrevista com Lula foi solicitada à época como parte desse projeto". As entrevistas que foram gravadas anteriormente para a série também não foram exibidas pela emissora.

No caso de Lula, a RedeTV! forneceu o material para a produção da entrevista, que aconteceu na superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde Lula está preso.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas