Siga a folha

Site da Ponte Jornalismo sai do ar após sucessivos ataques cibernéticos

Há três semanas equipe de jornalistas enfrenta instabilidade em seus servidores

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Dedicado a reportagens investigativas, o site Ponte Jornalismo saiu do ar nesta quinta-feira (20). A página foi derrubada após três semanas de ataques e consequente instabilidade no sistema.

A suspeita é a de que o site tenha sofrido um "ataque de negação de serviço", também conhecido como "DoS Attack", uma tentativa de tornar os recursos de um sistema indisponíveis, segundo Fausto Salvadori, diretor e um dos fundadores da Ponte.

"Hoje em dia, com toda essa tecnologia, é muito difícil descobrir quem foi. A ideia agora é conseguir reestabelecer o sistema", disse o diretor.

Ilustração - Pawel Kopczynski/Ilustração/Reuters

Mantido principalmente por doações de pessoas físicas e de fundações, além da venda de conteúdo, o grupo terá agora de fazer novos investimentos em segurança e tecnologia. Com o ataque, a Ponte ainda teve que adiar mais uma campanha de doação.

"Fizemos uma parceria com a agência de publicidade Gana, só com profissionais negros, para pedir uma nova cota de doações, e não vamos conseguir lancá-la agora", diz o diretor.

"Nossos custos já aumentaram bastante porque, nos últimos dois meses, começamos a sofrer mais processos judiciais. O nosso advogado ficou mais caro com isso."

Por fazer um jornalismo investigativo, Salvadori diz que a Ponte, fundada em 2014, já imaginava que passaria por isso, mas tudo se intensificou nos últimos três meses. "Sabemos que seríamos alvo de ataques desde o início, mas agora está vindo de todos os lados", afirma Salvadori.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas