Siga a folha

Helicópteros de Marinha, Exército e Aeronáutica fazem treino inédito em navio; veja fotos e vídeo

Atividade faz parte da Operação Poseidon e ocorre até 4 de setembro, no Rio de Janeiro

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Helicópteros da Marinha, do Exército e da Força Aérea (FAB) realizam, pela primeira vez, exercícios conjuntos no navio Aeródromo Multipropósito Atlântico, que está em movimento.

A atividade inédita faz parte da Operação Poseidon, coordenada pelo Ministério da Defesa, e que ocorre entre os dias 28 de agosto e 4 de setembro, no estado do Rio de Janeiro.

Embora esse tipo de operação conjunta já tenha ocorrido outras vezes, esta é a primeira vez que as Forças Armadas fazem exercícios de pouso no navio em movimento.

"As Forças Armadas - Marinha, Exército e Aeronáutica - temos nossas próprias culturas. E fazendo este tipo de exércício a gente passa a operar junto. As culturas começam a ser melhor conhecidas e melhor coordenadas", disse o chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, Almirante Petronio Augusto de Aguiar.

Segundo ele, é importante para se preparar para "alguma demanda do estado brasileiro", como no caso de resgate de feridos no Brasil ou auxiliando algum outro país. Neste cenário, os helicópteros poderiam resgatar as pessoas em terra e levá-las até o navio, em um caso de situação de risco.

Além da capacitação no pouso com o navio em movimento, as Forças realizarão exercício de infiltração de Mergulhadores de Combate, Evacuação Aeromédica de feridos e tiro real sobre alvo à deriva. Serão empregados na missão cerca de 830 militares.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas