Siga a folha

Descrição de chapéu Folhajus STF

Entidade de jornalistas recorre ao STF contra assédio judicial a profissionais

Em ação, Abraji quer que o tribunal impeça o uso de múltiplos processos como forma de intimidação

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) recorreu ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra o assédio judicial a jornalistas.

Uma ADI (ação direta de inconstitucionalidade) foi proposta ao tribunal na sexta-feira (17) e enviada à ministra Rosa Weber. A magistrada é relatora de outra ação que aborda o assunto, formulada no primeiro semestre pela ABI (Associação Brasileira de Imprensa).

A entidade afirma que o país enfrenta ataques à liberdade de expressão, à imprensa e ao direito à informação mediante instrumentalização de estruturas do Judiciário e exercício abusivo do direito de ação.

Tais Gasparian, advogada e sócia do Rodrigues Barbosa, Mac Dowell de Figueiredo, Gasparian - Advogados, assina ação da Abraji - Reinaldo Canato / Folhapress

Essa prática ocorre quando há emprego abusivo de processos judiciais de reparação por danos materiais e morais contra uma pessoa em um curto intervalo de tempo.

Pela ameaça a tais preceitos constitucionais, entende a Abraji que o assunto requer a intervenção do Supremo.

"O assédio judicial, nesses casos, se evidencia mediante a pulverização da distribuição de diversas ações, muitas vezes em todo o país, com a imposição de enormes custos financeiros às vítimas, além, obviamente, da ameaça de eventual condenação", diz o texto da ação.

A Abraji afirma que, a pretexto de exercer um direito e usando prerrogativas legais, como a escolha do foro em que será proposta a ação reparatória, pessoas têm extrapolado.

"De modo coordenado entre si, dezenas ou até centenas de pessoas propõem ações indenizatórias no foro de seu próprio domicílio, de modo a causar um dano ao réu", aponta outro trecho da ADI.

Nesses casos, frisa ainda a entidade, observa-se que "as ações são fundadas nos mesmos fatos — especialmente em manifestações de pensamento ou opinião exprimidas pelo réu, geralmente no exercício da atividade jornalística — e os autores não estão preocupados propriamente com o resultado dos processos que movem, mas com o efeito que a enxurrada de ações causa".

Um exemplo famoso ocorreu há pouco mais de dez anos. Em 2008, a jornalista Elvira Lobato e a Folha sofreram mais de cem processos movidos por diferentes fiéis da Igreja Universal em diversas cidades do país após a publicação de uma reportagem, no fim de 2007.

A advogada Taís Gasparian, sócia do escritório Rodrigues Barbosa, Mac Dowell de Figueiredo, Gasparian - Advogados, atuou no caso de Elvira Lobato e assina a ação da Abraji.

"O assédio judicial é extremamente nocivo, porque ele se dá mediante o abuso de um direito fundamental, que é o direito de ação, com a instrumentalização do Judiciário e, não bastasse, promovendo um ataque direto à democracia por ter como alvos os jornalistas e os veículos de mídia", disse a advogada.

"O ordenamento jurídico não prevê solução para a questão que impeça a ocorrência do assédio. E isso não por falta de vontade, mas porque possíveis iniciativas poderiam esbarrar na restrição ao direito de ação, o que é inadmissível. O caminho encontrado, então, foi de questionar alguns dispositivos de leis federais, de modo a mitigar os danos aos assediados", completa.

Pareceres de Eugênio Bucci, jornalista e professor da Universidade de São Paulo, e do jurista Cássio Scarpinella Bueno foram anexados à ADI e enviados ao Supremo.

É junto aos JECs (juizados especiais cíveis) que as ações contra jornalistas que configuram o assédio judicial têm sido propostas.

Frutos de lei dos anos 1990, os JECs foram concebidos para dar mais celeridade à Justiça e permitir o amplo acesso aos cidadãos com demandas de baixa complexidade e valor.

Uma das características desses juizados é a isenção do pagamento de custas e verbas de sucumbência (valores que a parte vencida em um processo tem de pagar ao advogado da vencedora).

No caso dos JECs, o processo pode ser julgado à revelia do réu caso ele não compareça e apresente sua versão sobre os fatos em discussão.

"A retaliação contra reportagens investigativas por via judicial vem se tornando cada vez mais frequente no Brasil", afirma o presidente da Abraji, Marcelo Träsel.

"Infelizmente, um instrumento de promoção da democracia e do estado de direito, como os JECs, se tornou uma arma para que pessoas envolvidas em algum tipo de infração ou crime procurem esconder suas atividades do público", diz.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas