Siga a folha

'Alcolumbre, tô chegando', diz Damares sobre candidatura ao Senado pelo Amapá

Evangélicos trabalham pela ministra de Bolsonaro contra senador que travou sabatina de Mendonça ao STF

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, disse nesta segunda-feira (21) que o estado do "coração" para ela se lançar candidata é o Amapá e provocou o ex-presidente do Senado Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

"No coração [estado para se lançar senadora]? Amapá! Alcolumbre, tô chegando", disse a jornalistas, após cerimônia no Palácio do Planalto.

Como a Folha mostrou, líderes evangélicos passaram a trabalhar por Damares, que é pastora, no estado para tentar a vaga do senador, cujo mandato termina neste ano.

A ministra Damares Alves - Antonio Molina - 3.jan.2022/Folhapress

Alcolumbre é ex-aliado do governo Jair Bolsonaro, e entrou na mira dos evangélicos no ano passado, quando atuou contra a sabatina do hoje ministro do STF (Supremo Tribunal federal) André Mendonça.

Chamado pelo presidente de "terrivelmente evangélico", Mendonça foi indicado por Bolsonaro à vaga, mas Alcolumbre, presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, segurou por quase cinco meses a análise do nome.

A ministra disse que pode ser candidata por seis estados: Roraima, Amapá, Sergipe, São Paulo e outros dois que ela não se lembra.

"Gostaria de sair candidata pelos seis, ter seis cadeiras, seis gabinetes, mas, como não posso, estou orando para saber se eu serei e [por] qual estado", disse, pouco antes de admitir a preferência pelo Amapá.

Após a saída de Abraham Weintraub (Educação), Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Ricardo Salles (Meio Ambiente), Damares Alves se tornou o bastião do conservadorismo ideológico no governo Bolsonaro.

Suas falas e posições contra identidade de gênero, em defesa da família, entre outros assuntos, são ainda apontadas como um elemento de coesão entre o governo e seus militantes, após as mudanças nos ministérios, em particular a chegada do centrão a pasta estratégicas do Executivo.

A declaração da ministra nesta segunda ocorreu após cerimônia de lançamento do programa Agenda Brasil Para Todos, realizado em parceria com a Secretaria de Governo.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas