Siga a folha

Mourão diz que filiação ao Republicanos está praticamente certa

Presidente em exercício deve disputar Senado pelo Rio Grande do Sul em outubro

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

O presidente em exercício, Hamilton Mourão, disse nesta terça-feira (15) que está "praticamente" certo de que se filiará ao Republicanos para disputar as eleições neste ano.

O general não integrará a chapa com Jair Bolsonaro (PL) e deve se lançar ao Senado pelo Rio Grande do Sul.

O vice-presidente Hamilton Mourão - Antonio Molina - 12.jan.2022/Folhapress

Na tarde desta terça, Mourão esteve reunido com o presidente do Republicanos, Marcos Pereira.

"Conversamos aí sobre a minha candidatura no Rio Grande do Sul. Alinhavando nossas percepções e a probabilidade de eu me juntar ao partido dele [Marcos Pereira]", disse Mourão ao deixar o Palácio do Planalto. Questionado se estaria decidido já, ele disse: "Praticamente sim".

Mourão está como presidente em exercício desde o final da tarde de segunda (14), quando Bolsonaro viajou para a Rússia.

O Republicanos integra a base de partidos aliados de Bolsonaro, assim como o PP e o PL, ao qual o chefe do Executivo é filiado. Também é a sigla do ministro da Cidadania, João Roma.

Hoje Mourão é filiado ao PRTB, partido de Levy Fidelix, que morreu no ano passado. Ele se filiou à legenda para concorrer com Bolsonaro em 2018.

Na segunda-feira (14), ele contou que negociava filiação ao PP ou Republicanos, e que "brevemente" anunciaria o novo partido. Nesta terça, disse que agora é uma questão de tempo para oficializar.​

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), em entrevista ao jornal O Globo, anunciou que Mourão seria candidato ao Senado. O vice-presidente estava em dúvida sobre Rio de Janeiro ou Rio Grande do Sul.

Na semana passada, Mourão disse que ainda faltava acertar a chapa no Rio Grande do Sul, em especial quem será o candidato ao governo do estado.

Dois aliados do presidente se apresentam atualmente como pré-candidatos: o ministro Onyx Lorenzoni (Trabalho), que migrará para o PL, e o senador Luis Carlos Heinze (PP).

"Vamos ver, tem dois pré-candidatos no nosso campo, o Onyx e o Heinze. Vamos aguardar o que vai sair disso daí", declarou Mourão.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas