Projeto Comprova reúne novos veículos para checar desinformação nas eleições
Grupo passa a ter jornalistas de 42 organizações para investigar conteúdos suspeitos
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O Projeto Comprova, formado pela união de veículos de comunicação para investigar conteúdos suspeitos sobre as eleições presidenciais, ganhou o reforço de quatro novas organizações.
Liderado pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), o projeto agora passa a ser formado por 42 veículos com a chegada de CNN Brasil, Rádio Nova Brasil FM, SBT News e Veja. A Folha já fazia parte do Comprova desde o início.
No Comprova, repórteres dessas organizações de mídia trabalham para investigar conteúdos suspeitos compartilhados nas redes sociais. Desde o início do projeto, 800 reportagens foram publicadas para esclarecer conteúdo enganoso sobre diversos assuntos.
As equipes checam textos, imagens e áudios compartilhados nas diversas plataformas de redes sociais e em aplicativos de mensagens.
Os profissionais seguem metodologias da First Draft, organização internacional que pesquisa desinformação e oferece treinamento para jornalistas que atuam no combate aos conteúdos falsos.
O projeto também permite que o público aponte conteúdos suspeitos pelo número de WhatsApp —(11) 97045-4984— ou por um formulário no site.
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