Siga a folha

Datafolha: 52% afirmam nunca confiar em nada do que diz Bolsonaro

Taxa negativa para o presidente atingiu auge em 2021 e agora se mantém estável

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A maioria dos brasileiros afirma que nunca confia no que diz o presidente Jair Bolsonaro, de acordo com pesquisa do Datafolha.

Levantamento do instituto feito de terça (16) a quinta-feira (18) aponta que 52% dos entrevistados nunca têm confiança no que é dito pelo presidente, ante 20% que dizem sempre confiar. Afirmam "às vezes" confiar 27% dos entrevistados, e 1% não soube opinar.

O presidente Jair Bolsonaro durante evento em Brasília - Sergio Lima - 6.jul.22/AFP

O instituto ouviu 5.744 eleitores em 281 cidades. A pesquisa, contratada pela Folha e TV Globo, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-09404/2022.

Na pesquisa anterior, do fim de julho, as taxas negativa e positiva estavam respectivamente em 52% e 18%. O grupo que nunca confia atingiu um auge no final de 2021, quando foi a 60%. Na série histórica do mandato, o índice mais baixo foi em dezembro de 2020, com 37%.

Com a chegada da campanha eleitoral, o presidente tem procurado suavizar sua imagem, com muitas aparições ao lado da primeira-dama, Michelle, e inserções partidárias na TV com mensagens destinadas aos jovens.

Ele tenta melhorar sua avaliação em dois segmentos do eleitorado mais refratários a sua candidatura. Entre as mulheres, a taxa de quem diz nunca confiar é de 54%. Na faixa de entrevistados com 16 a 24 anos, só 10% dizem sempre ter confiança nas falas do presidente.

A taxa sobe para 26% entre eleitores com 60 anos ou mais.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas