Siga a folha

Advogada da Folha recebe prêmio Liberdade de Imprensa

Taís Gasparian é diretora e uma das fundadoras do Instituto Tornavoz

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A advogada da Folha, Taís Gasparian, e o Instituto Tornavoz, dirigido por ela e do qual é uma das fundadoras, serão homenageados com o Prêmio ANJ (Associação Nacional de Jornais) de Liberdade de Imprensa de 2022.

Taís é mestre em filosofia e teoria geral do direito pela Faculdade de Direito da USP e graduada em direito e letras pela mesma universidade. A advogada é sócia do escritório Rodrigues Barbosa, Mac Dowell de Figueiredo, Gasparian Advogados e foi membro do Conselho Diretor da AASP (Associação dos Advogados de São Paulo).

A advogada da Folha, Taís Gasparian, durante seminário na Unicamp, em Campinas - Reinaldo Canato - 11.set.18/Folhapress

O Instituto Tornavoz foi lançado neste ano por um grupo de advogadas para financiar a defesa de pessoas que tiveram a liberdade de expressão inibida, atacada ou censurada, especialmente fora dos grandes centros do país.

O auxílio pode ser solicitado por comunicadores, artistas, jornalistas e blogueiros que estejam sofrendo processo ou investigação por causa de suas manifestações e que não tenham dinheiro para custear advogados.

"O instituto tem trabalhado incessantemente na defesa do livre fluxo das informações e do Estado democrático, sob a crença de que a transparência das instituições e dos atos de governo é uma premissa fundamental", diz Taís.

"O recebimento desse prêmio, na atual conjuntura, representa um incentivo para que a luta na defesa da liberdade de imprensa e da democracia tenha continuidade", completa.

O presidente-executivo da ANJ, o jornalista Marcelo Rech, afirma que o instituto abriu "uma nova frente de defesa da liberdade de imprensa no Brasil, beneficiando principalmente pequenos e médios veículos, que nem sempre têm capacidade financeira de fazer frente a cercos jurídicos contra o jornalismo".

A cerimônia de premiação será no dia 1º de dezembro, às 10h15, no auditório ESPM Tech, em São Paulo. Na sequência, haverá um painel sobre liberdade de imprensa.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas