Folha estreia série Eleições na Internet sobre influência das redes na política

Entrevistas em videocast abordarão temas urgentes sobre tecnologia, democracia e política

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São Paulo

A influência das redes sociais no debate político será analisada a partir de terça-feira (20) na série de videocasts da Folha Eleições na Internet. O projeto é realizado em parceria com o ITS (Instituto de Tecnologia e Sociedade) e tem apoio do YouTube.

Serão oito episódios com entrevistas feitas pela repórter Patrícia Campos Mello, da Folha, com especialistas no uso das redes e pessoas diretamente envolvidas em campanhas eleitorais na internet, seguidas por um bate-papo sobre tecnologia, democracia e política com o professor Carlos Affonso Souza, diretor do ITS.

Retratos lado a lado de Lula, um homem branco de barba e cabelos brancos, que veste uma camisa da mesma cor com uma blusa preta e sorri; Bolsonaro, um homem branco, cabelo castanho, vestido de terno e gravata azul; Ciro, um homem branco, calvo e de camisa branca gesticulando; e Simone, uma mulher branca, cabelos castanhos, brincos de argola e camisa branca
Os candidatos à Presidência Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT e Simone Tebet (MDB) - Eduardo Anizelli, Pedro Ladeira e Zanone Fraissat/Folhapress

"É um projeto oportuno, em meio a uma eleição polarizada e com todo o peso das redes sociais na escolha do voto. O objetivo é ajudar o eleitor a entender como a tecnologia impacta o debate eleitoral e a identificar desinformação", afirma Sérgio Dávila, diretor de Redação da Folha.

Na estreia, os entrevistados serão os estrategistas digitais das campanhas dos candidatos à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Simone Tebet (MDB). Os episódios serão disponibilizados semanalmente, às terças-feiras, nos canais da Folha e do ITS no YouTube e nas principais plataformas de podcast.

"As redes sociais se tornaram um elemento central para o debate eleitoral. É por meio de mensagens, curtidas e vídeos curtos que muitas das narrativas que vão marcar essa eleição serão criadas, criticadas e disseminadas", afirma Souza.

"O projeto procura identificar esses pontos de atenção, detalhando temas como propaganda eleitoral online, impacto da desinformação e moderação de conteúdo nas redes."

Gerente de políticas públicas do YouTube, Alana Rizzo destaca o papel da série para a definição do voto. Ela diz que a iniciativa tem a tarefa importante de levar informação aos usuários da plataforma, especialmente em um momento eleitoral.

"Para nós, brasileiros, tomarmos decisões é muito importante ter informação à disposição, na mão, e informação plural e diversa."

Autora das reportagens da Folha que revelaram o uso de disparos em massa por empresários para atacar a campanha nacional petista de 2018, Patrícia Campos Mello acompanha a influência das redes na política desde o pleito que elegeu Barack Obama nos EUA, em 2008.

O objetivo da série, diz ela, é mostrar como o uso da internet transformou a maneira de fazer campanha.

"A ideia é que essas conversas funcionem como um guia para quem quer entender de que forma a tecnologia está impactando a eleição e a democracia", afirma Patrícia, autora do livro "A Máquina do Ódio", sobre ataques à liberdade de imprensa por políticos populistas no Brasil e no mundo.

Entre os temas que serão abordados estão incitação à violência, os ataques ao sistema eleitoral no Brasil e a invasão do Capitólio nos EUA por apoiadores do ex-presidente Donald Trump, em janeiro de 2021.

O projeto Eleições na Internet também explicará ao público quais são as regras para fazer propaganda na internet, como identificar desinformação nas redes sociais e como outros países têm enfrentado o desafio de regular as plataformas sem violar o direito à liberdade de expressão.

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