Siga a folha

Pacheco convoca Congresso para analisar intervenção federal

Senadores e deputados estão em recesso desde dezembro e só voltariam ao trabalho em fevereiro

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

O presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD), convocou o Congresso para analisar o decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que determina intervenção federal na área de segurança do Distrito Federal até o fim de janeiro.

O ato de Pacheco afirma que o Congresso está convocado de forma extraordinária "durante o prazo necessário para apreciar o decreto", sem pagamento de ajuda de custo. Senadores e deputados federais estão em recesso desde 23 de dezembro e só voltariam ao trabalho em 1º de fevereiro.

Vândalos invadem a Praça dos Três Poderes e depredam os prédios do Congresso, do Planalto e do Supremo - Gabriela Biló/Folhapress


O decreto de intervenção federal tem força de lei a partir da assinatura do presidente, mas exige aprovação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal em regime de urgência. O Congresso pode autorizar ou rejeitar o texto, sem alterações.

Pacheco estava de férias na França, mas antecipou a volta e deve chegar ao Brasil nesta segunda (9) à noite. A diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, que também estava fora do país, deve visitar o prédio ainda neste domingo (8) para avaliar os danos.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas