Siga a folha

Descrição de chapéu Eleições SP

Relembre caso da bolinha de papel em Serra, comparado por Boulos à agressão de Datena a Marçal

Então candidato à Presidência foi atingido por uma bola de papel e por um rolo de adesivos durante campanha em 2010

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O candidato do PSOL à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, comparou o golpe desferido por Datena (PSDB) em Pablo Marçal (PRTB) durante debate neste domingo ao episódio da bolinha de papel que atingiu José Serra (PSDB), em 2010. Na época, o então governador concorria à Presidência da República.

O episódio ocorreu quando o tucano caminhava em Campo Grande, na zona oeste do Rio de Janeiro, quando colocou a mão na cabeça indicando ter sido atingido.

Em vídeo do SBT, o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, é atingido por um objeto parecido com uma bolinha de papel no Rio de Janeiro - SBT

O presidenciável foi alvejado por uma bolinha de papel e depois por um rolo de adesivos, em meio ao confronto entre militantes do PT e do PSDB. Ao ser atingido pelo rolo de adesivos, Serra colocou a mão na cabeça e entrou em uma van correndo, sendo empurrado por segurança e aliados.

Após o episódio, o tucano cancelou a agenda de campanha, naquele dia 21 de outubro, e alegou ter se sentido grogue

Adversário político de Serra, Lula (PT) fez piada com o episódio e disse, à época, que a agressão era uma "farsa" e "mentira deslavada".

Lula havia ironizado o gesto baseado em informações de que o tucano havia sido atingido somente pela bolinha de papel. Depois que imagens mostraram que Serra foi atingido de fato por um objeto que parecia pesado, Lula não se desculpou.

Datena agrediu Marçal com uma cadeirada em meio ao debate na TV Cultura. O primeiro foi expulso, e o segundo deixou o programa que reunia os postulantes à Prefeitura de São Paulo. O debate foi interrompido em seguida e voltou com os outros quatro participantes.

O candidato do PRTB provocou o apresentador nos blocos anteriores ao resgatar uma denúncia de assédio sexual contra Datena. O jornalista respondeu que o caso não foi confirmado pela polícia e acabou sendo arquivado pela Justiça. Disse ainda que o fato atingiu sua família e levou à morte de sua sogra.

Em nota, a TV Cultura lamentou o episódio e alega que, após a agressão, todas as providências foram tomadas, de acordo com as regras estabelecidas previamente, incluindo a expulsão de Datena. "O debate foi mantido mediante consulta e concordância dos demais candidatos."

Sequência de imagens mostra a cadeirada de Datena em Marçal durante o debate - Reprodução/TV Cultura

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas