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Google rastreia localização mesmo quando usuários desativam o serviço, diz estudo

Estudo da AP diz que empresa não interrompe o rastreamento quando as pessoas pausam o 'histórico de localização'

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Bloomberg

Os serviços de smartphone do Google armazenam a localização dos usuários mesmo quando as configurações de privacidade são ajustadas para desativar esses recursos, de acordo com um novo estudo da Associated Press (AP).

Embora a empresa peça permissão para os usuários compartilharem informações de localização em seus aplicativos, ela não interrompe os serviços de rastreamento quando os usuários pausam o Histórico de Localização, de acordo com o estudo da AP.

O Google Maps, por exemplo, coleta informações quando um usuário abre o aplicativo, e as atualizações automáticas diárias de previsão do tempo em smartphones que rodam o sistema Android fornecem uma  localização aproximada do usuário.

Pesquisadores de ciência da computação da Universidade de Princeton confirmaram as descobertas da Associated Press.

O gigante de buscas da Alphabet Inc. obtém receita significativa a partir da venda de publicidade, que se beneficia dos dados de usuários - Elijah Nouvelage/AFP

A mensagem oficial do Google é promoção dda autonomia do usuário na hora de decidir quais informações compartilhar: "Você pode desativar o Histórico de Localização a qualquer momento".

"Com o Histórico de Localização desativado, os lugares não são mais armazenados", diz a página de privacidade da empresa.

Segundo a AP, isso não é verdade. Mesmo pausando o Histórico de Localização, alguns aplicativos do Google armazenam automaticamente os dados de localização com registros de data e hora sem permissão. 

Em um comunicado à AP, o Google afirmou que fornece "descrições claras dessas ferramentas, além de controles robustos para que as pessoas possam ativá-las ou desativá-las e excluir seus históricos a qualquer momento".

O Google não respondeu imediatamente aos pedidos de comentários da Bloomberg.

A gigante dos mecanismos de busca, de propriedade da Alphabet Inc., obtém receita significativa por meio da publicidade, que é reforçada por dados gerados por usuários que fornecem informações úteis para os anunciantes, como as métricas de tráfego.

O Google informou recentemente que seu negócio de publicidade cresceu 24% no segundo trimestre, elevando a receita total da Alphabet menos os pagamentos de parceiros para US$ 26,24 bilhões.

O CEO do Google, Sundar Pichai, disse recentemente que a empresa está explorando novas maneiras de colocar conteúdo e anúncios promovidos em seus serviços de mapas.

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