Celular é mais utilizado do que computador para acessar internet no Brasil

Um em cada cinco domicílios brasileiros tem acesso à internet sem ter um computador

Ricardo Ampudia
São Paulo

Quase metade dos brasileiros que acessam a internet o fazem pelo smartphone, diz pesquisa do ​CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil) divulgada nesta terça (24), no censo anual sobre o uso de tecnologias da informação por domicílio no país. 

Pela primeira vez na série histórica –a pesquisa é realizada desde 2005–, o uso exclusivo de celulares para acessar a rede ultrapassou o uso misto (computador e smartphone). Um em cada cinco domicílios brasileiros tem acesso à internet sem ter um computador.

Das 120,7 milhões de pessoas que acessaram a internet nos últimos três meses, 49% o fizeram utilizando somente o celular, 4% somente pelo computador e 47% ambos.

Apesar do crescimento do uso na população, a discrepância entre classes sociais permanece. Enquanto a classe A está quase integralmente conectada (99%), a classe C tem 69% dos domicílios com acesso à internet e as classes D e E, 30%, sendo 80% feito em dispositivos móveis.

Nos domicílios desconectados, o preço da conexão, o desinteresse e a falta de habilidade foram os principais motivos citados. A pesquisa realizou mais de 23 mil entrevistas, em 350 municípios do país.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.