Siga a folha

Descrição de chapéu tiktok União Europeia

Itália multa TikTok em 10 milhões de euros por não proteger menores

Para agência ligada ao governo, rede social sugere sistematicamente conteúdos por meio de seu algoritmo, estimulando uso cada vez maior

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

AFP

A Itália anunciou uma multa à rede social chinesa TikTok de 10 milhões de euros (cerca de R$ 54 milhões) por sua falta de controle a conteúdos que deixariam crianças e adolescentes sem proteção adequada.

"A empresa não aplicou mecanismos adequados para monitorar os conteúdos publicados na plataforma, em particular aqueles que podem ameaçar a segurança dos menores e de pessoas vulneráveis", indicou, em um comunicado, a Autoridade Garantidora da Concorrência e do Mercado (AGCM) da Itália.

Agência do governo italiano decidiu multar a rede social TikTok - Loic Venance/AFP

A agência acrescentou que "os conteúdos são sistematicamente sugeridos aos usuários graças ao seu algoritmo de avaliação de perfis, o que estimula um uso cada vez maior da rede social".

A multa foi aplicada a três unidades do grupo chinês Bytedance: TikTok Technology, da Irlanda; TikYTok Information Technologies UK e TikTok Itália.

A AGCM afirmou que o TikTok não cumpriu as orientações que anunciou para garantir que o aplicativo fosse um espaço seguro.

"As orientações são aplicadas sem levar em conta adequadamente as vulnerabilidades dos adolescentes, caracterizadas por mecanismos cognitivos particulares dos quais se derivam, por exemplo, a dificuldade de diferenciar realidade de ficção e a tendência de imitar comportamentos em grupo", acrescentou.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas