Migração das brincadeiras para o mundo digital aumenta discussão sobre limites; ouça podcast
Tecnologia entrou de vez no lazer das crianças durante período de isolamento
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Bonecas que parecem bebês de verdade, aplicativos de jogos infantis nos celulares, carrinhos que andam sozinhos e crianças que imitam youtubers. Se a tecnologia já marcava presença nas brincadeiras desde a década de 1980, durante a pandemia entrou de vez no lazer dos pequenos.
As vendas online de jogos e brinquedos aumentaram mais de quatro vezes no Brasil de março até abril de 2020, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. Tablets, smartphones e computadores também venderam mais. Já no YouTube brasileiro, quatro dos dez vídeos mais vistos no ano passado foram da personagem Galinha Pintadinha, segundo a plataforma.
Para especialistas, o principal motivo do uso mais frequente da tecnologia nas brincadeiras foi o isolamento social, que impediu que muitas crianças saíssem para brincar.
O podcast Tá de Brincadeira? discute essas mudanças, questiona possíveis impactos e projeta se as novas tecnologias vieram, de fato, para ficar no mundo infantil.
Este podcast faz parte da série Tecnologia para Todos, produzida pelos participantes do Lab 99+Folha de Jornalismo, que ofereceu oficinas de jornalismo a estudantes e jovens recém-formados de todo o Brasil. A narração é de Diana Ribeiro e Vitória Pereira, com roteiro de Carolina Pastl e João Scheller. A edição de som é de Beatriz Clasen.
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