Siga a folha

Vídeo explica nova composição do Congresso e analisa relação com futuro presidente

Produção faz radiografia das bancadas que tomarão posse no Senado e na Câmara em 2023

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O primeiro turno das eleições acabou sem a definição sobre quem ocupará a cadeira de presidente da República no ano que vem. Mas uma coisa já se sabe. O novo chefe do Executivo federal terá que lidar com um parlamento mais conservador do que o atual.

Com a nova composição, é provável que Jair Bolsonaro (PL) tenha mais facilidade para tocar sua agenda caso seja reeleito. Para Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no entanto, o cenário é outro.

Líder da maior coalizão de partidos nesta eleição, o ex-presidente terá que lidar com um parlamento que tem o PL de Bolsonaro como maior partido –na Câmara e no Senado– além de uma enorme bancada de ex-ministros e aliados do presidente que receberam votações expressivas nas urnas.

Mas ainda que a direita tenha ganhado força no pleito de 2022, criar uma maioria para aprovação de projetos nas casas legislativas ainda será uma equação complexa, seja qual for o vencedor do pleito do dia 30 de outubro.

Neste vídeo, a TV Folha explica a nova composição das casas legislativas e analisa as possíveis bancadas que devem se formar a depender do vencedor das eleições de 2022.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas