Siga a folha

Guerra entre Israel e Hamas reacende o antissemitismo?

Isabella Faria recebe Luiz Felipe Pondé nesta quarta-feira (18), ao vivo, no Como é que é?

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Há poucos dias, judeus residentes em Berlim, na Alemanha, acordaram com estrelas de Davi sendo vandalizadas nas portas de seus edifícios residenciais.

A polícia relata que houve apenas três incidentes desse tipo. No entanto, para muitos, essa ocorrência evoca dolorosamente os traumas da década de 1930.

As pichações refletem um aumento nas ameaças e insultos direcionados aos judeus na Alemanha após os ataques terroristas ocorridos em 7 de outubro, que desencadearam a Guerra Israel-Hamas.

O conflito, que entra em seu 12º dia com milhares de israelenses e palestinos mortos, também divide a opinião pública de quem está longe da região e provoca debates sobre a volta do antissemitismo.

"O conflito israelo-palestino é uma fratura espiritual na inteligência pública ocidental. Suas vísceras estão expostas depois desse ataque terrorista que começou no sábado retrasado. O velho antissemitismo volta às ruas, mas, dessa vez, comendo de garfo e faca, e se comportando dentro da etiqueta acadêmica", escreveu o escritor e ensaísta Luiz Felipe Pondé, em sua coluna na Folha.

Para debater o assunto, o colunista é o convidado de Isabella Faria no Como é que é? desta quarta-feira (18).

Transmitido ao vivo direto da Redação da Folha, no centro de São Paulo, o programa da TV Folha vai ao ar de segunda a sexta-feira, pelos canais do jornal no YouTube, no Instagram, no Facebook e na Twitch.

Depois da transmissão, a íntegra das conversas segue disponível no canal da TV Folha no YouTube e também em versão áudio nos principais agregadores de podcasts.

Além do novo programa diário, a TV Folha publica no YouTube entrevistas, reportagens e minidocs sobre diferentes temas do noticiário.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas