Às 23 horas, 56 minutos e 31 segundos (horário de Brasília) o astronauta americano Neil A. Armstrong tocou o solo da Lua, após descer da cabine do Módulo Lunar da Apollo 11.
A maior conquista da história da humanidade foi possível após Armstrong e Edwin "Buzz" Aldrin pousarem na superfície do satélite natural da Terra, neste domingo (20). Michael Collins ficou em órbita.
O ápice da missão iniciada no dia 16 foi quando Armstrong desceu da nave pela escadinha do módulo --ele tinha a Terra sobre sua cabeça-- e disse que podia ver tudo claramente. Em comunicação com o Centro Espacial em Houston (EUA), ao dar o primeiro passo na Lua, Armstrong disse: "Pequeno passo para o homem, salto gigantesco para a humanidade".
"A terra aqui é muito fofa", informou ele, que viu seu pé afundar 5 cm ao pisar na Lua. Depois, foi a vez de Aldrin, que fotografou a descida de Armstrong: "Estamos num lugar muito plano".
1969: O homem conquista a Lua em um salto gigantesco para a humanidade
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.