Brasília Hoje

Bastidores, vídeos e análises de economia e política. De segunda a sexta-feira.

Brasília Hoje -
Descrição de chapéu Governo Lula

Lula brinca com bilhete para Rui pedindo mais entusiasmo e culpa Alckmin, veja vídeo

Chefe da Casa Civil falou cerca de uma hora e abordou a área da saúde

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na reunião ministerial desta segunda-feira (18), o presidente Lula (PT) fez uma brincadeira com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e com o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), repassando um bilhete no qual pedia mais entusiasmo na apresentação do chefe da pasta.

Depois ainda fez crer que era o vice-presidente o autor da mensagem.

O chefe da Casa Civil fez uma apresentação de mais de uma hora.

Quando apresentava resultados relacionados à área da Saúde, Rui leu um bilhete que havia recebido, com o pedido por mais animação.

"O presidente está pedindo que eu fale com mais entusiasmo aqui", leu o ministro, provocando as risadas. Na sequência, alguém acrescentou que foi o vice Geraldo Alckmin (PSB) que havia escrito o recado e não Lula.

Não é possível identificar se a fala é do presidente.

"Foi o Alckmin que pediu para falar com mais entusiasmo aqui. Mas os números falam por si só aqui. Os números são muito expressivos", completou depois Rui.

Horas após o término da reunião, a assessoria de imprensa entrou em contato com todos os jornalistas que haviam publicado o fato inusitado, para desmentir que tivesse sido o vice-presidente o autor do bilhete. Informou que havia sido o próprio Lula, em uma brincadeira.

A versão acabou depois confirmada pela assessoria de imprensa do presidente.

O presidente Lula, ao lado do vice-presidente, Geraldo Alckmin, conduz reunião ministerial para balanço e apresentação de dados do primeiro ano do governo - Pedro Ladeira/Folhapress

Lula se reuniu com os ministros do governo no Palácio do Planalto para fazer um balanço e apresentar dados do primeiro ano do governo. Na fala de abertura, chamou Jair Bolsonaro (PL) de "covardão" por não levar adiante os planos golpistas e acrescentou que só não houve ruptura porque "algumas pessoas que estavam no comando das Forças Armadas" não quiseram seguir por esse caminho.

O presidente Lula afirmou ainda que agora se tem certeza sobre o que antes se falava como "insinuação" em um golpe contra a democracia brasileira. Segundo ele, o Brasil viveu um sério risco de uma ruptura democrática em 2022.

A reunião terminou no início da tarde.

Após a publicação, a assessoria de imprensa de Alckmin informou que não foi o vice-presidente quem escreveu e encaminhou o bilhete pedindo mais entusiasmo para o ministro Rui Costa. Afirma que foi o próprio Lula quem fez isso, em tom de brincadeira.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.