Brasília Hoje

Bastidores, vídeos e análises de economia e política. De segunda a sexta-feira.

Brasília Hoje -
Descrição de chapéu medicina Chuvas no Sul

Governo muda lei para priorizar transporte de órgãos para transplantes

Rio Grande do Sul não pôde receber órgãos após interdição do aeroporto de Porto Alegre

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O governo determinou que instituições públicas, militares e empresas públicas e privadas que utilizam veículos transporte de pessoas e cargas terão que priorizar o envio de órgãos para transplante.

A determinação altera a lei que dispõe sobre a remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplante e tratamento. Agora, as instituições devem priorizar o transporte dos órgãos, assim como de tecidos e partes do corpo humano, além de integrantes da equipe que acompanhem o envio do material.

Por conta das inundações que atingiram o Rio Grande do Sul nas últimas três semanas o estado esteve de fora da rede de envio e recebimento de órgãos e tecidos para transplantes, principalmente pelo fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre.

Equipe médica em centro cirúrgico do hospital Adão Pereira Nunes (RJ), durante cirurgia de captação de órgãos. Eduardo Anizelli/Folhapress - Eduardo Anizelli - 10.dez.2023/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.