Ciclocosmo

Um blog para quem ama bicicletas

Ciclocosmo - Caio Guatelli
Caio Guatelli

Instigados por rede social, ciclistas pedalam 500 Km entre Natal e Ano Novo

Desafio Festive 500 existe desde 2010 e movimenta milhares de usuários da rede Strava

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O desafio é simples: pedale 500 Km entre o Natal e o Ano Novo. Aos que conseguirem, um selo de mérito para postar na rede social e provar aos amigos que foi capaz.

A iniciativa é da Rapha, uma luxuosa marca inglesa de vestuário para ciclismo, e acontece desde 2010 com o nome "Rapha Festive 500" para usuários da rede social de atletas Strava (atualmente são cerca de 95 milhões ao redor do planeta).

Para participar, o desafiante tem que provar —através de aplicativo de GPS— cada quilômetro pedalado. Pelas regras não há um vencedor, e o mérito, teoricamente, é igual a todos que forem capazes de completar o feito dentro do período determinado, os 8 dias que separam o período de festas de Natal do Ano Novo.

Quatro ciclistas pedalam em estrada
Ciclistas do clube de ciclismo Fuga participam do desafio em São Paulo - Lincon Zarbietti

Mas na prática não é bem por aí. Assim como quase tudo o que acontece na rede social queridinha dos atletas, quase tudo vira competição e acabam ganhando mais destaque os que conseguem fazer tudo mais rápido ou mais vezes.

Antes do primeiro dia do desafio acabar, já teve gente ganhando o selo de mérito com a luxuosa logomarca inglesa. O australiano Brian Stintson foi o primeiro. Com 1.369 voltas completadas no velódromo de Gold Coast, cidade no leste da Austrália, Stintson terminou o desafio em 15 horas e 23 minutos. Em seguida vieram uma penca de outros ciclistas de países orientais do hemisfério sul, que além da vantagem do fuso horário, tem também o calor do verão jogando a seu favor.

Inicialmente o desafio servia de incentivo aos ciclistas profissionais do hemisfério norte, que no período de festas sofrem com o inverno e a dificuldade de treinar nas estradas congelantes. Mas a proposta virou moda e se espalhou pelo mundo, especialmente entre os amadores.

No calor do Brasil o desafio é relativamente fácil. Para a comunidade de ciclistas aficionados, pedalar 65 Km por dia não é lá uma tarefa árdua, pelo contrário, faz parte do cotidiano.

O gerente de produto Edoardo Belleza, por exemplo, terminou o desafio na quarta-feira (28) e pretende dobrar o intento, alcançando os 1.000 Km até o dia 31 pelas estradas paulistas.

Homem de costas sobre bicicleta passa por placa em estrada
Edoardo Belleza pedalou entre São Paulo e Itu durante o desafio - Bruna Allegro

Para o produtor cultural Flávio Silva, que recentemente conquistou o recorde de maior distância pedalada em ambiente externo durante 24h no Brasil, o Rapha 500 não tem tanta graça. "Eu que costumo pedalar 500 Km por semana, o ano todo, não me comovo com esse desafio", disse.

O fotógrafo Lincon Zarbetti já participa pela quarta vez do desafio. Nas edições anteriores colocou seu limite à prova, tentando concluir o desafio no menor tempo possível. Em uma das ocasiões chegou a pedalar 250 Km num único dia. Este ano resolveu seguir mais leve e curtir as pedaladas junto aos amigos do clube de ciclismo Fuga. "Hoje vejo a bike com outros olhos. Minha 'vibe' para 2022 é completar o desafio da forma mais tranquila e prazerosa possível".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.