Darwin e Deus

Um blog sobre teoria da evolução, ciência, religião e a terra de ninguém entre elas

Darwin e Deus - Reinaldo José Lopes
Reinaldo José Lopes

Genoma traz novo retrato da origem dos gregos na Idade do Bronze

Miscigenação relativamente pacífica com povos mais antigos parece ter ocorrido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Acaba de sair na revista Science um pacote substancioso de novas pesquisas de paleogenômica ou arqueogenômica. Ou seja, estamos falando do estudo do DNA de populações antigas -- no caso, um grande mergulho no passado genético de alguns dos povos mais importantes do Mediterrâneo e regiões vizinhas, dos Bálcãs à Mesopotâmia. Os trabalhos são tão extensos que eu provavelmente vou precisar de vários posts para destrinchá-los aqui no blog, mas o que mais me chamou a atenção de cara foram os dados sobre a origem dos gregos.

As informações estão neste estudo coordenado por Iosif Lazaridis, da Universidade Harvard (EUA). O trabalho é importante, entre outras coisas, porque ele compara de maneira detalhada as duas grandes populações que existiram na Grécia durante a Idade do Bronze. No começo (de 3500 a.C. a 1500 a.C.) predominavam os chamados minoicos, com palácios em Creta e outras ilhas, enquanto, a partir de 1700 a.C., a região começa a ser infiltrada pelos chamados micênicos (com reinos poderosos em lugares como Micenas, Esparta e Pilos).

Afresco batizado de "senhora de Micenas", que foi usado para se obter pistas sobre aparência das aristocratas gregas no final da Idade do Bronze. - Reprodução

A escrita micênica já foi decifrada, revelando que eles falavam uma forma muito arcaica de grego. Já a dos minoicos nunca foi lida até agora. Ocorre que o grego faz parte da grande família das línguas indo-europeias (assim como o português, o alemão, o russo e vários idiomas do Irã e da Índia). Tudo indica que essa família se espalhou junto com nômades das estepes da atual Ucrânia e regiões vizinhas.

No caso grego, isso significaria que grupos oriundos das estepes teriam invadido o território dos minoicos e imposto sua cultura aos antigos habitantes da região. OK, faz sentido, mas o que diz o DNA?

Em primeiro lugar, que as diferenças entre minoicos e micênicos são relativamente pequenas. Não houve nada parecido com um genocídio. Em geral, os micênicos possuem algo como 10% de DNA dos grupos das estepes, com o restante sendo da população minoica. Mas isso não necessariamente significa que só os recém-chegados passaram a deter o poder político. Enterros de membros da elite na época micênica também abrigam pessoas de "sangue" 100% minoico, como o chamado Guerreiro-grifo, cuja tumba, achada na antiga cidade de Pilos, tinha até uma espada com cabo de ouro.

Ou seja, tudo indica que os falantes do idioma ancestral do grego, quando chegaram à região, acabaram fazendo acordos com os nativos, ao menos em alguns casos, incorporando-os à classe governante. A habilidade política parece ter valido tanto quanto a militar, nesse caso.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.