De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato

Simulamos a estratégia ARCA de Primo Rico; descubra se é para você

Nem sempre uma estratégia intuitivamente interessante produz resultados satisfatórios

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma estratégia de gestão de recursos que produza resultados no longo prazo não é algo simples e, tampouco, pode ser deixada na mão de principiantes. No Brasil, dezenas de experientes gestores de fundos multimercados lutam todos os dias para se destacar, mas poucos conseguem. Recentemente, o influenciador digital, Thiago Nigro também iniciou um empreendimento de gestão de recursos. Simulamos sua tão comentada estratégia para descobrir que resultados ela teria produzido.

Simulamos a estratégia ARCA para entender seus resultados no passado. (Photo by Michael Nagle/Xinhua)

O Grupo Primo é talvez o mais bem-sucedido grupo educacional de finanças pessoais no país. Mas, ser bem-sucedido em educação não é um passaporte para o sucesso na gestão de recursos.

Em março deste ano, eles compraram a Fintech Grão com o objetivo de expandir os horizontes para a administração de recursos.

Um de seus primeiros passos com esta aquisição foi o alardeado lançamento da estratégia ARCA que Nigro costuma mencionar em seus treinamentos e lives nas mídias sociais.

ARCA é sigla para Ações, Real estate (imóveis), Caixa e Ativos internacionais.

O sentido da estratégia em termos de diversificação faz sentido. Entretanto, isso torna o produto ainda mais perigoso, pois seu risco é razoavelmente alto e o investidor pode se sentir atraído pela figura do influenciador.

O perigo reside nas proporções de alocação em ativos de risco.

Segundo descrito em seu site, o fundo deve investir 30% em ações brasileiras, 10% em fundos imobiliários, 40% em caixa e 20% em ETFs internacionais.

Um percentual de mais de 60% em ativos de risco como ações e fundos imobiliários é um risco bem superior ao de vários multimercados de alto risco, que já é superior ao da média de multimercados.

Simulação dos resultados que a estratégia ARCA poderia ter obtido no passado.
Simulação dos resultados que a estratégia ARCA poderia ter obtido no passado e comparação com o CDI e com o IHFA. - Michael Viriato

Conforme apresentado na figura acima, se ponderarmos estes ativos ao longo dos últimos onze anos, a ARCA teria alcançado um retorno acumulado de 155%. É possível ver que por vários anos, o investimento perde do CDI. No acumulado de onze anos, o resultado ficou abaixo de 110% do CDI.

No mesmo período, o índice de fundos multimercados da Anbima se valorizou 198%. A ARCA teria rendido na simulação menos de 80% do retorno da média dos fundos multimercados. Portanto, mesmo com maior risco, a ARCA perde da média dos fundos multimercados.

Assim, a estratégia ARCA é um investimento de risco que não se mostrou satisfatório frente a média dos fundos multimercados e apenas superou por muito pouco a renda fixa simples.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor

Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe as lições de investimentos no Instagram.

Caso tenham dúvidas ou sugestões de temas, por favor, fiquem à vontade para enviar por e-mail.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.