De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato

Acertar uma vez um grande investimento é fácil, duro é repetir

Alguns influenciadores criam falsas promessas de que é fácil ganhar dinheiro no mercado financeiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quem nunca viu vídeos em mídias sociais de indivíduos comuns acertando cestas de basquete ou chutes ao gol de distâncias que parecem improváveis? Sabemos que estes lances são improváveis, mas muitas vezes acreditamos que aquela pessoa possui uma habilidade de repetir o feito. O mesmo ocorre na arena dos investimentos e, com isso, muitos caem em armadilhas.

Influenciadores criam falsas promessas de que é fácil ganhar dinheiro no mercado. REUTERS/Brendan McDermid ORG XMIT: PPP - NYK501 - REUTERS

Você saberia dizer qual o aproveitamento dos arremessos de 3 pontos em jogos profissionais?
a) 35%
b) 45%
c) 55%
d) 65%

A linha de 3 pontos nos jogos de basquete foi criada pela extinta American Basketball League (ABL) em 1961. A linha de 3 pontos fica a uma distância de pouco mais de 6 metros. Não parece muito.

Quando vemos o arremesso de indivíduos a distâncias superiores a duas ou três vezes, muitos pensam: como aqueles profissionais não conseguem?

Isso mesmo, profissionais experientes que treinam o dia inteiro e erram a uma simples distância. Parece fácil, quando observamos uma pessoa comum acertar.

Em investimentos, ocorre algo semelhante.

Cada vez mais observo promessas de ganhos explosivos de forma simples. Possivelmente, você já se deparou com promessas como estas. Eles mostram algumas supostas operações financeiras que deram certo e deixam implícito que a frequência de acerto é alta.

Isso leva muitos a comprarem sistemas de negociações, robôs, treinamentos, assinaturas e outros. Dinheiro jogado fora.

Há alguns fundos de investimentos em ações no mercado que ficaram muito famosos por terem acertado um investimento e terem produzido um grande resultado.

Em nosso escritório, estudamos com muito cuidado a capacidade do gestor reproduzir o que fez. Como foi a decisão dele no momento? Como surgiu a ideia? Qual o processo de decisão? São algumas perguntas a serem respondidas para entender a capacidade deles de repetir o feito.

A todos os nossos clientes que chegaram com estes fundos que pareciam espetaculares, explicávamos os riscos e sugeríamos alternativas mais adequadas. Foi a melhor decisão.

Segundo artigo de Frederico Santos e Fernanda Souza, a média de aproveitamento de arremessos de 3 pontos por atletas profissionais é de cerca de 35%.

Muitas vezes reclamamos de fundos em que o gestor perdeu de um índice de referência como o Ibovespa ou o CDI por um curto período, mas acreditamos que se fôssemos nós, mesmo sem experiência e sem uma equipe por trás, o resultado seria diferente. Você fazendo sozinho tende a ser ainda pior. Basta você realmente medir o resultado.

Existe um viés financeiro chamado viés do excesso de confiança. Esse viés comportamental ocorre quando o indivíduo confia exageradamente em sua própria capacidade de análise e de tomada de decisão.

Muitas vezes isso vem de observarmos que é fácil e simples ganhar dinheiro com bolsa ou derivativos. Afinal, é só comprar quando cai e segura até subir, certo?

Como aponta Bruno Giovanetti em seu trabalho acadêmico, a grande maioria dos investidores perde dinheiro com operações de day trade e a maioria perde do Ibovespa em operações de maior tempo.

Assim como você não deve se iludir com aqueles arremessos de bolas espetaculares, não se iluda com a apresentação de algumas operações de opções, ações, criptoativos, imóveis ou outro ativo com ganhos astronômicos.

Eles podem ter acertado uma vez. Entretanto, mesmo profissionais com experiência não conseguem repetir feitos com grande frequência.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor.

Fale direto comigo no e-mail.

Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe as lições de investimentos no Instagram.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.