De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato

Dólar caiu; descubra se chegou a hora de comprar

Explico três motivos que poderiam justificar o investimento em dólar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em dois momentos o interesse pela moeda estrangeira se eleva. Um destes momentos é o que estamos passando agora, ou seja, com a queda do dólar de mais de 1% no dia de hoje, acumulando no ano mais de 3,5% de valorização do Real. Uma das perguntas do dia foi: está na hora de comprar dólar?

Explico três motivos que poderiam justificar o investimento em dólar. (foto Gabriel Cabral/Folhapress) ORG XMIT: AGEN1901261544956588 ORG XMIT: AGEN2207011109485261 ORG XMIT: AGEN2207051156007251

Apenas para lembrar, no ano passado, o Real se valorizou 6,5% e este ano mais 3,5%. Nestes 15 meses houve muita volatilidade.

A pergunta proposta só pode ser respondida com outra pergunta: qual o motivo de você querer comprar dólar?

Podemos elencar três motivos usuais, embora existam diversos:
1 – Acho que o dólar sobe no curto prazo;
2 – Quero investir em ativos em dólar para diversificar;
3 – Tenho uma viagem ou pagamento de compromisso em dólar nos próximos três meses.

Vamos começar pelo motivo mais simples, ou seja, o terceiro.

Se você tem algum compromisso com viagem ou qualquer pagamento em dólar nos próximos três meses, aproveite a queda para comprar pelo menos parte do necessário.

Um compromisso, como uma viagem, é como se você tivesse uma dívida. Neste caso, o mais sensato é não correr o risco de no curto prazo, você ter um prejuízo.

Em três meses, se você deixar o dinheiro investido, vai ganhar apenas cerca de 2,6% no CDI, líquido de IR. Esse é seu custo de oportunidade.

Perceba que é muito fácil em um curto prazo, com a alta oscilação, o dólar subir dos R$ 5 para R$ 5,20. Nesse caso, já foi uma alta de 4% e ficou mais elevada do que seu custo de oportunidade.

Você não deveria querer correr este risco em tão curto espaço de tempo.

Portanto, aproveite agora e compre.

Para o segundo caso, a análise é mais complexa, pois deve considerar fatores como interesse e necessidade por diversificação, seu custo oportunidade de longo prazo e seu cenário.

Duvido que o Warren Buffett diga que vai comprar um ativo só para diversificar. Sim, você pode diversificar, mas tem de haver um sentido econômico. Este é o principal fator. Qual é seu cenário econômico internacional e de preço dos ativos?

Se você não tem um, então você está jogando com seu dinheiro. Pior, está jogando com um alto custo, pois é justamente no momento quando as taxas de juros no Brasil estão mais elevadas.

O momento não me parece oportuno para esta "diversificação", tendo em vista o cenário mais desafiador internacional, com possibilidade de mais altas de juros e preços não muito convidativos relativamente a nossa taxa de juro.

Por último, o primeiro motivo seria a compra de dólar baseada em especulação. Esta razão seria puro jogo. Portanto, vou deixar com você e não vou gastar minha bola de cristal com esta razão.

Assim, acredito que a compra de dólar neste momento seria mais justificável e proveitosa para aqueles que possuem compromissos de curto prazo. Estes se aproveitariam da volatilidade da moeda para baixo e fugiriam de um potencial risco de oscilação desfavorável.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor.

Fale direto comigo no e-mail.

Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe as lições de investimentos no Instagram.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.