De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato

Conheça uma estratégia de alocação em ações com proteção de queda e alavancagem de ganhos

Nassim Taleb, autor de A Lógica do Cisne Negro, sugere estratégias convexas como esta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Conforme descrito pelo prêmio Nobel William Sharpe, há três estratégias básicas para alocação de seu portfólio em risco. Casa uma delas, adota um comportamento com a evolução dos preços de mercado. No artigo de ontem, expliquei as duas mais conhecidas. Hoje, explico a terceira.

O renomado autor Nassim Taleb sugere estratégias convexas como esta. REUTERS/Brendan McDermid ORG XMIT: PPP - NYK503 - REUTERS

As três estratégias de alocação são:
I – Buy and Hold (Compra e mantém);
II – Constant Mix (pesos constantes);
III – Constant proportion portfolio insurance (seguro de portfólio).

As duas primeiras são as mais conhecidas, mas ambas são casos particulares da terceira. Esta é um pouco mais complexa.

Cada uma destas estratégias determina um comportamento do investidor perante a evolução do mercado de ações. Existem três atitudes possíveis: comprar, vender e não fazer nada.

Antes de explicar como a terceira estratégia funciona. Considere que as três estratégias partam de uma alocação de 30% em ações e 70% em renda fixa. Vou descrever o comportamento de cada uma delas no período seguinte de rebalanceamento, condicionado ao que ocorrer com o mercado:
I – Buy and Hold: Investidor não faz nada seja o mercado de ações subindo ou caindo;
II – Constant Mix: Investidor compra mais ações quando o preço das ações cai e vende quando o preço sobe;
III – Constant proportion portfolio insurance (CPPI): Investidor vende mais ações quando o preço das ações cai e compra quando o preço sobe.

Em cada estratégia, o investidor adota uma atitude diferente. O comportamento recomendado na terceira estratégia, a CPPI, não é o que estamos acostumados ouvir. Então, vamos entendê-la.

Na estratégia CPPI, a definição de alocação em ações em cada momento de rebalanceamento é definida pela fórmula: Alocação = m * (Valor dos Ativos – Valor assegurado), onde:
- "m" é um multiplicador que deve ser maior que 1 e define a intensidade de alocação;
- "Valor dos Ativos" é a soma da alocação em renda fixa e ações;
- "Valor assegurado" é o valor mínimo que você aceita que seu portfólio caia.

Perceba que o pior resultado é o portfólio cair até o "Valor assegurado". Por isso, o nome dessa estratégia de Portfolio Insurance (Seguro de Portfólio em inglês), pois você seu portfólio nunca cairá abaixo deste valor definido.

O Valor assegurado deve ser corrigido pela renda fixa. Assim, você tem um mínimo sempre atualizado.

A diferença entre o Valor dos Ativos e o Valor assegurado pode ser considerada como seu colchão de risco sobre o qual você aplica um multiplicador para definir o risco que deseja correr.

A terceira estratégia tem uma curva de resultado convexa. Isso quer dizer que à medida que o mercado sobe, você ganha a taxas marginais crescentes. E conforme o mercado cai, você perde a taxas marginais decrescentes. Simplificando, você acelera o ganho na alta e desacelera a perda na queda.

Se o mercado segue em tendência, seja ascendente ou descendente, a estratégia CPPI é a que apresenta o melhor resultado.

Se o mercado segue subindo, você vai comprando e se aproveita dos ganhos do mercado com maior exposição. Já quando o mercado está em tendência de queda, você vai sistematicamente reduzindo o peso em ações e está menos exposto na queda seguinte.

Já ouviu falar do autor do Livro A Lógica do Cisne Negro? O renomado autor Nassim Nicholas Taleb frequentemente sugere estratégias que envolvam resultados convexos como o da CPPI.

Estratégias convexas são aquelas que te permitem ganhar de forma exponencial e no lado negativo, perder de forma que não te leve ao risco de ruína.

O contrário ocorre com a estratégia Constant Mix.

A estratégia Constant Mix tem uma curva de resultado concava. Isso quer dizer que à medida que o mercado sobe, você ganha a taxas marginais decrescentes, pois vai vendendo. E com a queda do mercado, você perde a taxas marginais crescentes, pois à medida que o mercado cai, você vai comprando.

Já a estratégia Buy and Hold tem uma curva de resultados linear.

Em um próximo artigo, vou ilustrar o emprego de cada uma delas e mostrar em uma planilha como a duas primeiras estratégias são casos particulares da estratégia CPPI, apenas mudando os termos de sua fórmula.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor.

Fale direto comigo no e-mail.

Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe as lições de investimentos no Instagram.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.