#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação

Nas redes, voto de Amoêdo em Lula é 'terra plana capotando'; bolsonaristas não ficam surpresos

Ex-presidente do Novo e eleitor de Bolsonaro em 2018 declara voto em petista e chega ao topo dos trending topics

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O fundador do partido Novo, João Amoêdo, surpreendeu internautas apoiadores de Lula (PT) e, ao mesmo tempo, nem um pouco a bolsonaristas, após declarar voto no petista no segundo turno destas eleições.

Nas redes sociais, se por um lado a declaração, em entrevista à Folha, reforça a percepção de que está se construindo uma frente ampla pela democracia ("ampla até demais", dizem alguns), por outro há quem afirme que o Partido Novo "sempre foi laranja por fora e vermelho por dentro".

Amoêdo concorreu à Presidência em 2018 e, na ocasião, declarou voto em Jair Bolsonaro (PL, à época PSL) quando este foi para o segundo turno contra Fernando Haddad (PT). Ao justificar seu posicionamento, o então presidente do partido Novo afirmou que votava "contra o PT, mas não em algo em que acredito."

Em 2022, no entanto, Amoêdo avalia que "os fatos, a história recente e o resultado do 1º turno, que fortaleceram a base de apoio de Bolsonaro, me levam à conclusão de que o atual presidente apresenta um risco substancialmente maior", disse à Folha por escrito.

Seu nome chegou ao topo dos assuntos do momento no Twitter no início da tarde deste sábado (15), somando quase 30 mil postagens de repercussão até a publicação deste texto.

O atual presidente do Novo, Eduardo Ribeiro, chamou de "vergonhosa, constrangedora e incoerente" a posição de Amôedo nestas eleições. Outros membros do partido também foram às redes lamentar a decisão.

Nas redes de apoiadores do presidente, além do posicionamento de Amoêdo ter sido recebido como óbvio, o nome de Olavo de Carvalho (1974-2022), guru do bolsonarismo, está sendo evocado por supostamente ter previsto a inclinação eleitoral do ex-presidenciável.

A terra plana está, mais uma vez, capotando.

Os memes, por sua vez, estão chegando.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.