#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu maternidade machismo

'Coisas assim fazem tudo valer a pena', diz pai que viralizou ensinando filho a andar de bicicleta

Em entrevista ao blog, pais afirmam que vídeo viral foi 'momento família e amor'; comentários elogiam e debatem abandono paterno

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nesta segunda-feira (13), o vídeo de um pai ensinando uma criança a andar de bicicleta na praia viralizou nas redes sociais, especialmente no Twitter. A reação do homem ao ver o menino pedalar sozinho comoveu usuários da plataforma.

Ao blog #Hashtag, Rodrigo Curi, 38, e Juliana Albano, 39, pais de Enzo Curi, 5, dizem que o vídeo, em que o pai aparece comemorando com os braços para cima e levantando o menino no ar, foi gravado no começo de janeiro, durante as férias da família no Guarujá (SP).

"Um dos momentos mais marcantes da vida. São coisas assim que fazem tudo valer a pena", diz a legenda do vídeo publicado no seu perfil. Na página de Enzo, que tem uma conta gerenciada pelos pais, o vídeo também aparece acompanhado de um texto. "Mamãe, muito obrigado por ter gravado e torcido por mim como sempre faz", diz. Rodrigo diz que a mensagem foi verbalizada pela criança e transcrita por ele, já que Enzo ainda não sabe escrever, nem possui autonomia para mexer na plataforma.

De acordo com Rodrigo, as cenas compartilhadas em seu Instagram no dia 12 de janeiro foram replicadas por páginas internacionais há cerca de duas semanas. Juliana diz que o menino é reconhecido na rua desde então.

Mas foi só nesta segunda semana de fevereiro que as imagens capturadas por Juliana viralizaram por meio de páginas brasileiras. "A maior parte das mensagens recebidas foram positivas e animadoras. Nós lemos algumas para o Enzo. Ele acha legal, mas não entende a dimensão", diz Rodrigo.

O vídeo, replicado por diversos perfis no Instagram e no Twitter, gerou uma nova onda de comentários emotivos de pais e filhos que dizem se identificar com as imagens. Por outro lado, outros usaram o registro para discutir e partilhar as próprias experiências com abandono paterno.

Rodrigo e Juliana dizem que leram a maioria das mensagens recebidas na publicação original. "Tiveram muitas coisas pessoais que eu não sabia como responder. É uma cena simples e muito bem captada, num momento muito feliz da família, e reflete em várias pessoas, famílias e culturas", diz Rodrigo.

O vídeo abriu espaço para que outros pais dividissem suas próprias experiências e registros de momentos como esse. Outros internautas comentam que esse é o exemplo a ser seguido, e que ser pai não está relacionado apenas a sustentar a criança, mas sim criar laços. "Foi eu com o Kalel pedalando com a bike dele com rodinha. Sem rodinha então eu vou dar um triplo mortal carpado!", tuitou um perfil

Usuários da plataforma também compartilham memes sobre relações saudáveis com os pais. "Foi comprar cigarro e nunca mais voltou", publicou um usuário.

Comentários dividem histórias de abandono parental e levantam debate sobre o assunto. "Tão triste ver tantos comentários deste tipo", publicou um perfil.

Outro debate levantado foi se imagens similares, protagonizadas por uma mãe e seu filho, viralizariam da mesma forma. A atriz Samara Felippo compartilhou a publicação no Twitter.

"A cena é bonita? Óbvio, ninguém discorda. Mas tudo que um pai faz de mínimo viraliza como 'paizão'. Duvido que se fosse uma mãe ali, como é de praxe, o vídeo iria viralizar. Eu mesma já postei com a minha caçula quando ela aprendeu e só viraliza quando posto a bunda... Com críticas, claro", escreveu.

Alguns usuários rebateram a crítica. "O cara não pode nem ensinar o filho a andar de bicicleta", escreveu um perfil na plataforma. Outros endossaram sua fala. "Concordo com absolutamente tudo, Samara. Qualquer coisa absolutamente normal e esperada de um pai vira um evento. Já as mães né? Sabemos, sofremos", respondeu um perfil. "Galera não entendeu nada do que você disse e só provou teu ponto", tuitou outro.

Para Rodrigo e Juliana, a mensagem do vídeo não é sobre ser um pai ou uma mãe. "Era um dos pais ensinando e brincando com o filho, e o outro gravando. Não tem nada de ‘masculinizar’ ou ‘feminilizar’", disse o pai de Enzo. Ele comenta a publicação de Samara e argumenta que outras figuras públicas compartilharam as imagens com elogios, ou até mesmo comentaram a publicação feita por ele.

"Acho que ela ficou chateada porque talvez, como disse na publicação, ela mesma já fez vídeos assim e não viralizou. Ela quis comparar", disse. Juliana, que pode ser ouvida comemorando quando o menino toma movimento, diz que se sente parte do momento registrado.

"Estávamos os três juntos, tiramos as rodinhas juntos. Como mãe, me sinto orgulhosa de acompanhar e registrar esse momento. A cada queda do Enzo ele olhava para mim e eu, atrás da câmera, incentivava ele e dizia que iria conseguir. Foi um momento em família. Então eu, como mãe que fiz as imagens, enxergo de outro jeito: um momento família e amor", diz.

Os pais de Enzo dizem que outras pessoas públicas também comentaram, no sentido oposto, como a atriz Juliana Paes, o comediante Whindersson Nunes, o empresário Lipe Ribeiro, entre outros. Nesta quarta-feira (15), Rodrigo escreveu um comentário em seus stories no Instagram e marcou Samara Felippo.

"Acho que faltou uma sensibilidade em você, mas tudo bem…não fique sentida por não ter viralizado quando teve a mesma experiência, você tem habilidade com outro tipo de entretenimento. Grande abraço e boa sorte nos seus vídeos ‘mostrando a bunda’", diz um trecho da mensagem.

Pai de Enzo compartilhou publicação sobre crítica de Samara Felippo e comentou, marcando a atriz em seus stories
Pai de Enzo compartilhou publicação sobre crítica de Samara Felippo e comentou, marcando a atriz em seus stories - Reprodução/Rodrigo Curi no Instagram
Hashtag - Vídeo de pai ensinando filho a andar de bicicleta viraliza na internet
Reação de Rodrigo Curi quando seu filho pedalou sozinho comoveu internautas - Reprodução/Rodrigo Curi no Instagram

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.