#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação

Internautas celebram 'volta do Zé Gotinha' e brincam com o 'Dr. Geraldo'

Cena em que Alckmin aplica vacina em Lula ao lado do mascote repercutiu nas redes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo (SP)

As imagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebendo uma nova dose de vacina contra a Covid nesta segunda-feira (27) levaram os nomes do Zé Gotinha e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) aos assuntos mais comentados no Twitter.

Durante o lançamento da campanha nacional de vacinação do Ministério da Saúde, Lula recebeu uma versão ambivalente do imunizante aplicada pelo próprio vice e fez questão de estar ao lado do mascote nacional da vacinação.

"O Zé Gotinha voltou!", celebraram internautas. Outros fizeram memes e exaltaram a diferença de postura entre o atual mandatário e o seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL). "Um presidente que valoriza a ciência e a vida é outra história, né?", questionou um apoiador do petista.

Apesar de ter continuado utilizando o Zé Gotinha em algumas campanhas oficiais de saúde, a gestão Bolsonaro foi marcada pela queda nos níveis de cobertura vacinal e por um discurso de descrença em relação às vacinas promovido pelo próprio governo.

Em 2021, Lula criticou um suposto desaparecimento do mascote, resultado de uma associação feita por Bolsonaro entre o personagem e as gestões petistas, segundo o atual presidente.

"Cadê o nosso querido Zé Gotinha? O Bolsonaro mandou embora porque pensou que ele era petista. Não teve nada a ver com o PT. Ele era suprapartidário, era humanista."

Em 2020, durante o lançamento do plano nacional de imunização contra o coronavírus, Zé Gotinha viralizou ao respeitar os protocolos de prevenção da Covid e ‘recusar’ um aperto de mão de Bolsonaro. O presidente e o então ministro da Saúde general Eduardo Pazuello ainda foram criticados por estarem sem máscara.

O ‘Doutor Geraldo’ também foi bastante mencionado nas redes, em posts que brincaram com as cenas de Alckmin vacinando Lula. O vice-presidente é médico especializado em anestesiologia e acupuntura.

Alguns internautas relembraram que Alckmin já vacinou outros famosos e personalidades da política, como o ex-governador José Serra e a apresentadora Palmirinha.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.