#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu Itália tiktok

'Attenzione, Pickpocket': mulher expõe supostas batedoras de carteira em Veneza e viraliza

Gritos viraram trend no TikTok e memes no Twitter; polícia italiana é contra ação justiceira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

"ATTENZIONE, PICKPOCKET! ATTENZIONE, BORSEGGIATRICI!" (Atenção, batedores de carteira, em inglês e italiano).

O perfil no TikTok @cittadininondistratti2 (cidadãos não distraídos) viralizou nos últimos dias ao alertar turistas de Veneza dos batedores de carteira. Acumula 380 mil seguidores e 11 milhões de curtidas.

Os vídeos são quase sempre iguais. A pessoa por trás da câmera mira o celular para uma suposta pickpocket e começa a gritar de forma intimidadora. Os perfis dos supostos pickpockets também são parecidos. São mulheres jovens, bem vestidas, e muitas vezes em grupos. As supostas infratoras saem correndo ou escondem o rosto.

A autora dos vídeos, identificada como Monica, de 57 anos, pertence a um grupo de voluntários que há 30 anos atua na cidade turística italiana. Os vídeos no TikTok foram a forma mais recente de chamar a atenção para o tema.

"Nós decidimos tornar nossos vídeos virais para deixar os turistas alertas. Há uma falta de prevenção e informação sobre o que está acontecendo na cidade e nós estamos felizes de que esses vídeos estão deixando as pessoas verem o problema em Veneza e por toda a Itália", disse em entrevista à Newsweek.

Apesar de as cidades europeias serem relativamente seguras, em áreas de concentração de turistas de lugares como Veneza, Barcelona e Paris, essas ações são comuns e visam carteiras, celulares e documentos.

As autoridades de Veneza, contudo, não recomendam a ação justiceira. Em um dos vídeos, uma mulher segura uma das supostas pickpockets, que logo se desvencilha e foge.

Em entrevista à Deutsche Welle, o policial Diego Brentani afirmou que é proibido colocar essas gravações na internet, "especialmente se as pessoas são menores. É proibido as agressões físicas, mesmo se os retratados são conhecidos pickpockets. Como não são pegos em flagrante, aplica-se a presunção de inocência. Um cidadão não pode simplesmente atacar outro cidadão".

O perfil de Monica já saiu do ar algumas vezes e alguns vídeos foram derrubados por "violar os padrões da comunidade".

Os vídeos de Monica já são sucesso nas trends do TikTok.

No afã de viralizar, jovens gravam eles mesmos brincando com o pickpocket.

Como alerta um comentário, "tome cuidado ao fazer memes com esse áudio, as pessoas podem confundi-los na rua".

E a galera também foi criativa nos memes.

Attenzione, fishpocket.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.