Maternar

No blog, as mães Havolene Valinhos e Tatiana Cavalcanti abordam as descobertas do início da maternidade

Maternar - Havolene Valinhos e Tatiana Cavalcanti
Havolene Valinhos e Tatiana Cavalcanti
Descrição de chapéu maternidade

Mãe chamada de 'guerreira' certamente está sobrecarregada

Documentário debate individualidade, sobrecargas e preconceitos após a maternidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O "peso real" da maternidade só foi percebido por Aline Barbosa após o nascimento do segundo filho. Problemas recorrentes na saúde do menino a levaram abrir mão da carreira.

Quando engravidou pela terceira vez percebeu que deixou de se priorizar, e após a quarta gestação entendeu que vivia um relacionamento tóxico e que as constantes brigas refletiam no comportamento dos filhos. Isso só mudou após a separação. Se por um lado havia paz, ser mãe solo trouxe ainda mais peso sobre ela.

"Cada filho me transformou numa mãe e em uma mulher diferente", conta a professora que também é responsável pelo Instagram @maecrespa.

Além da responsabilidade sobre os filhos, outros dilemas assombravam Aline. "Meu corpo é totalmente diferente e isso me incomodou por muito tempo. Hoje entendo que ele conta toda a minha história", afirma no documentário M de Mulher Brasileira, produzido pela Marisa, e que estreia nesta terça, às 20h.

Confira o teaser exclusivo do especial:

"Quando uma mulher é chamada de guerreira é porque ela está muito sobrecarregada", destaca Veronica Oliveira, do perfil @faxinaboa.

A influenciadora afirma que o "elogio" revela a crueldade de responsabilizar apenas a mãe pela criação dos filhos.

Além de Aline e Veronica, Cris Bartis, do podcast Mamilos, e a cantora baiana Marcia Castro também falam sobre a individualidade após a chegada dos filhos, a sobrecarga que a maioria das mulheres carregam e o poder de escolher ser mãe.

A primeira temporada estreia nesta terça, às 20h no YouTube da Marisa. A série será dividida em temporadas temáticas com quatro episódios de cinco a oito minutos cada.

Frame do documentário traz Cris Bartis sentada durante a entrevista. Ela é uma mulher branca de cabelos crespos e escuros. Veste jaqueta jeans escura sobre camiseta pink.
Cris Bartis gostaria de voltar no tempo para decidir sobre a maternidade - Reprodução

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.