Música em Letras

O mundo dos sons por meio da leitura

Música em Letras - Carlos Bozzo Junior
Carlos Bozzo Junior

Túlio Araújo leva pandeiro ao jazz

Pecussionista grava 'Milestones', colocando pandeiro como instrumento principal do tema

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mineiro de Passos, o percussionista, engenheiro de áudio e produtor musical Túlio Araújo desenvolve o trabalho instrumental autoral "Projeto Dobradura", no qual coloca seu principal instrumento (o pandeiro) em foco inserindo-o no jazz.

Juntamente com seu quarteto, formado pelo norte-americano Evan Megaro (piano) e os brasileiros Yan Vasconcelos (baixo acústico) e Sérgio Danilo (sax tenor), os quatro integrantes executam uma versão do clássico de Miles Davis (1926-1991) "Milestones" (assista ao vídeo em https://www.youtube.com/watch?v=GTPQCnhFesA).

Em foto colorida, o Quarteto Túlio Araújo posa para a câmera dentro de um estúdio
Quarteto Túlio Araújo - Divulgação

Graduado pela Bituca Universidade de Música Popular (Barbacena, MG) e pelo Palácio das Artes (Centro de Formação Artística e Tecnológica, Belo Horizonte), o percussionista estudou com o arranjador húngaro Ian Guest, com o engenheiro de áudio César Santos, e com o percussionista cubano Santiago Reyther. Com carreira internacional e diversos álbuns lançados, o músico segue na missão de colocar o pandeiro no cenário do jazz contemporâneo.

"A ideia, como sempre, é mostrar o poder do meu instrumento que pode ser chamado de bateria de bolso. Aqui no Brasil ainda é muito difícil tirar o pandeiro desse lugar comum do samba. Muita gente acredita que o pandeiro é brasileiro, sem conhecer as origens profundamente orientais do instrumento. Demorou para eu conseguir -na base de muito estudo e pesquisa- achar a forma certa de tocá-lo dentro de um cenário jazzístico. Estou muito feliz com os resultados sonoros que estamos extraindo com esse quarteto incrível", diz Araújo.

O quarteto está no processo de lançamento de singles e vídeos mensais, aproveitando a intensa programação de ensaios para a primeira turnê internacional, que deve englobar países da Europa, Israel e Japão. "Tudo vai depender da pandemia, mas até então está tudo certo para o segundo semestre deste ano", diz Araújo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.