Música em Letras

O mundo dos sons por meio da leitura

Música em Letras - Carlos Bozzo Junior
Carlos Bozzo Junior

Elza Soares está no episódio de estreia da série 'Cantada de Mina'

Série foca na representatividade das mulheres na música

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Estreia neste domingo (17), às 21h, no CineBrasilTV, a primeira temporada da série "Cantada de Mina", de Eliza Ribeira Capai. A cantora Elza Soares (1937-2022) é quem protagoniza o primeiro episódio da série, relembrando sua trajetória enquanto mulher, desde as agressões contra mulheres na vizinhança do morro em que morava no Rio de Janeiro, passando pela maternidade precoce, a conquista do seu lugar entre as maiores cantoras da MPB, até a sua reinvenção artística com dois discos de discurso feminista e sonoridade agressiva: "A Mulher do Fim do Mundo (2015) e "Deus é Mulher" (2019).

Em foto colorida, a cantora Elza Soares que protagoniza o primeiro episódio da série 'Cantada de Mina' aparece sentada em um sofá
A cantora Elza Soares que protagoniza o primeiro episódio da série 'Cantada de Mina' - Divulgação

A série, que busca contribuir para a desconstrução de estereótipos de gênero e raça presentes na sociedade brasileira, evidencia estratégias narrativas presentes no discurso e na poética de cantoras brasileiras contemporâneas de diferentes gerações que expoem e apontam um discurso feminista. Além disso, "Cantada de Mina" retrata a produção e a participação dessas cantoras de diferentes gêneros e estilos musicais no Brasil.

O segundo episódio, que irá ao ar no domingo (24), às 21h30, traz a rapper Lurdez da Luz, uma das pioneiras do gênero no Brasil, que viveu na pele o machismo em um ambiente extremamente misógino. A consciência desta discriminação e do seu papel no combate a ela, porém, só veio com o tempo, a maturidade e os encontros com uma nova geração de MCs para quem a bandeira feminista está naturalmente incorporada à militância no rap.

Anelis Assumpção é quem protagoniza o terceiro episódio da série, que será veiculado no domingo (31), às 21h30. Da cozinha de sua casa, em São Paulo, a cantora e compositora fala de sua música como uma profissão de fé na mulher, no sobrenatural e na humanidade, apesar de todas as dificuldades inerentes à opção pela vida artística em um país dividido entre o ódio e a esperança. Anelis Assumpção revela também neste episódio sua relação com o pai, Itamar Assumpção (1949-2003).

Em foto colorida aparece uma Ilustração em feltro da artista Jaca Almeida com reprodução da marca da série 'Cantada de Mina'
Ilustração em feltro da artista Jaca Almeida com reprodução da marca da série 'Cantada de Mina' - Fotomontagem Carlos Bozzo Junior/Folhapress

ESTREIA SÉRIE ‘CANTADA DE MINA’

QUANDO Domingo (17), às 21h30

ONDE CineBrasilTV

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.